Aracaju (SE), 28 de setembro de 2020
POR: Onco Hematos
Fonte: Onco Hematos
Em: 05/08/2020 às 11h28
Pub.: 06 de agosto de 2020

Onco Hematos continua reforçando medidas de prevenção durante a pandemia da Covid-19


Visando trazer mais segurança e tranquilidade aos pacientes, parceiros e funcionários, a Clínica Onco Hematos, que faz parte do grupo de Assistência Multidisciplinar em Oncologia (AMO), vem adotando desde o início da pandemia algumas ações internas para prevenção da Covid-19, doença respiratória que tem tido inúmeros casos identificados no mundo. 


Coordenadora de enfermagem da Onco Hematos, Milena Pinheiro (Foto: Onco Hematos)

Coordenadora de enfermagem da Onco Hematos, Milena Pinheiro (Foto: Onco Hematos)

Segundo a coordenadora de enfermagem da Onco Hematos, Milena Pinheiro, diante do atual cenário de pandemia, se fez necessário criar um plano de contingência com o objetivo de tomar medidas preventivas com o intuito dos processos institucionais continuarem funcionando normalmente com segurança para os pacientes e colaboradores. 


“Dentre as medidas de prevenção que estamos tomando durante a pandemia estão a realização de triagem de sintomas no momento da marcação e confirmação de consultas e/ou tratamento pelo setor de call center e enfermeira de triagem. Também é feita a segunda verificação de triagem de sintomas logo na entrada da clínica para os pacientes e acompanhantes pelo anfitrião que recepciona a todos na porta de entrada da unidade”, explica a coordenadora.


Para a coordenadora Milena Pinheiro, a obrigatoriedade do uso de máscaras na unidade, a verificação da temperatura corporal de todos na entrada da unidade e a disponibilização de totem de álcool gel na entrada da clínica também está sendo realizada para facilitar a desinfecção das mãos, além de dispenses espalhados em todos os ambientes da clínica. 


“Também estamos reforçando a importância da lavagem adequada das mãos. A troca das máscaras de tecido por máscaras cirúrgicas dos pacientes em tratamento. A intensificação da limpeza de todos os ambientes e as demarcações nas cadeiras, para auxiliar no distanciamento seguro”, enfatiza.


Toda a equipe da Onco Hematos também utiliza os EPI’s de segurança de acordo com as leis vigentes, para evitar contaminação e disseminação na unidade. Também são realizadas orientações e atualizações diárias do Comitê de “Crise da Pandemia COVID – 19 da rede AMO” sobre prevenção para profissionais de saúde, para pacientes e familiares.


Teleconsulta
Outra medida que vem sendo bastante utilizada durante pandemia é a teleconsulta. Segundo a coordenadora de enfermagem, a teleconsulta está sendo ofertada aos pacientes em seguimento, para evitar aglomeração e atender os pacientes do grupo de risco, com maior segurança, conforto e cuidado.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação