Aracaju (SE), 29 de janeiro de 2026
POR: Débora Matos
Fonte: DPE/SE
Em: 20/07/2020
Pub.: 22 de julho de 2020

Covid-19: Defensoria Pública realiza conciliações e mediações por videoconferência para solução de conflitos familiares

Covid-19: Defensoria Pública realiza conciliações e mediações por videoconferência para solução de conflitos familiares (Imagem: DPE/SE)

Covid-19: Defensoria Pública realiza conciliações e mediações por videoconferência para solução de conflitos familiares (Imagem: DPE/SE)

Em virtude da suspensão das audiências presenciais por conta da pandemia do novo coronavirus, e objetivando solucionar os conflitos familiares de forma extrajudicial, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através da Central de Mediação e Conciliação, vem realizando sessões de mediação e conciliação por videoconferência.

As questões de divórcio, união estável, guarda, pensão alimentícia, regulamentação de visitas, entre outras questões do direito de família são mediadas pela defensora pública e diretora da Central de Mediação e Conciliação, Isabelle Peixoto e pela psicóloga especialista em psicologia jurídica, Syrlene Besouchet.

A sessão é realizada de forma sigilosa e as partes envolvidas devem estar em local seguro, fechado e silencioso sem a presença de outras pessoas.

Ao iniciar a audiência, os envolvidos devem apresentar o documento de identificação com foto e comportar-se de maneira ética, harmoniosa, sincera, e respeitosa, buscando um diálogo colaborativo.

Alcançando um acordo, o Termo, os prints das telas de diálogo e os documentos de identificação dos mediandos, bem como todos aqueles necessários para a exata compreensão do acordo, serão anexados ao pedido de homologação judicial.  Se houver falha técnica durante a sessão virtual e, não sendo restabelecida no período máximo de 15 minutos, a sessão é encerrada pelo mediador, certificando no termo e encaminhada para agendamento futuro. 

“Todo o processo é baseado no diálogo cooperativo e na decisão informada. É realizada a pré mediação e os participantes só permanecem na mediação se assim desejarem. Também só chegam a um acordo, quando entendem que os interesses foram atendidos. Além disso, todas as informações trazidas no atendimento virtual da mediação são protegidas pelo sigilo e só aquelas necessárias constam no termo de acordo”, salientou a defensora pública, Isabelle Peixoto.

O caminhoneiro, José Pedro Matos de Andrade, não conseguia realizar o seu divórcio, em virtude da falta de tempo: “Viajo muito e não conseguia conciliar a agenda do trabalho, pois vida de caminhoneiro é difícil. A audiência foi boa, o pessoal muito atencioso, esclarecedor e profissional. Graças a Deus, a Defensoria proporcionou essa condição de poder solucionar meu problema na estrada. Estava em outro Estado, parei o caminhão e finalmente consegui resolver minha vida, tudo através dessa audiência por vídeo. Estou muito satisfeito e espero que esse modelo seja adotado depois da pandemia para facilitar a vida da gente”, destacou.

“Desde o dia 16 de junho, foram realizadas aproximadamente 30 sessões, com êxito nos acordos, ou seja, 100% dos conflitos familiares até agora apresentados foram mediados e solucionados”, pontuou Isabelle Peixoto.

Para solicitar o procedimento, o cidadão deve ligar para a Central de Mediação e Conciliação, através do telefone (79) 98867.5370, das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação