05 de junho de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 05/06/2019 às 07h13

Valberto e Darcy na berlinda



Quarta-feira, 05 de junho de 2019


Valberto e Darcy na berlinda


O Papo Reto do governador Belivaldo Chagas no dia ontem foi um bombardeio na gestão da saúde do estado. Disse quase tudo, que nada foi feito para melhorar os serviços do HUSE, inclusive, o fluxo de cirurgias que continuam congestionando pacientes na fila de espera.


O "galeguinho" chegou a declarar um "Deus me livre" quando se referiu ao refeitório do hospital. “Mandaram para mim umas fotos do refeitório do Huse, que Deus que me livre, uma vergonha! Eu chamei diretoria e secretário e mostrei o que eles têm dificuldade para enxergar” disse Belivaldo.


Um questionamento também foi alvo do "Papo Reto", referente ao número de nutricionistas que estão vinculados na unidade.


“O Huse tem 50 nutricionistas, estamos chamando todos para saber onde estão e o que fazem. Será que o Huse precisa disso tudo?”, questionou Belivaldo.


No dia em que deu posse ao Dr. Darcy como superintendente do HUSE, o já governador Belivaldo apostou na experiência do médico que dirigia até ali o hospital regional de Itabaiana. “Todos têm a sua importância, quanto ao meu amigo dr. Darcy, aqui foi dito bem-vindo ao céu, porque aqui a gente precisa tratar dignamente as pessoas, esse é nosso objetivo. Sabendo do sucesso de dr. Darcy frente ao Hospital Regional de Itabaiana, eu tive a ideia de convidá-lo para dar um pouco da sua experiência ao Huse", discursou o governador em 24 de abril de 2018.


Já o secretário da saúde Dr. Valberto, que chegou como secretário adjunto, foi efetivado na pasta pelo governador no dia 8 de junho do ano passado, e foi considerado um "braço direito" do governo. “Valberto tem sido o braço direito do governador enquanto superintendente da secretaria de estado e queria aqui anunciar que, esta tarde, estarei assinando o decreto efetivando Valberto como novo secretário da Saúde. Ele é um médico cirurgião competente, que sabe a importância que é a saúde para todos”, afirmou Belivaldo Chagas.


E agora Belivaldo? O que diria dos dois gestores, da SES e HUSE, depois de tudo que tem encontrado na pasta após 13 meses à frente do executivo?



Lula livre
Em um parecer enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério Público Federal disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já cumpriu tempo suficiente da pena para ir para o regime semiaberto. No documento, apresentado na semana passada, a subprocuradora Áurea Lustosa Pierre entende que o STJ deve discutir a progressão do regime de prisão de Lula.  O pedido tem como base a decisão tomada pelo tribunal, que reduziu a pena do petista. Ainda não há previsão de data para julgamento do tema na Quinta Turma do tribunal, que analisa os processos da Lava-Jato no STJ.



Inelegível
Por seis votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE-SE), decidiu manter a condenação de João Marcelo Montarroyos Leite, que se candidatou a prefeito do município de Nossa Senhora das Dores nas Eleições de 2016. Na decisão, o TRE retirou a cassação do candidato a vice-prefeito, Luiz Mário Pereira. O então candidato João Marcelo foi condenado por abuso de poder econômico por contratar um trio elétrico para a campanha eleitoral, sem observar o limite de gastos com veículos e combustível. Com a condenação, ele permanece inelegível por oito anos a contar da data da eleição municipal de 2016.



Unidade de queimados
Com o objetivo de proporcionar melhoria no atendimento aos pacientes vítimas de queimaduras, bem como oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais que trabalham no setor, o governador Belivaldo Chagas, acompanhado da vice-governadora Eliane Aquino, entregou, nesta terça-feira(04), no Hospital de Urgência de Sergipe(Huse), a reforma da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) Dr. José Olino de Campos Lima. Na ocasião, ainda foi realizado o Curso Anual de Atualização ao Atendimento do Paciente Queimado que irá aperfeiçoar o atendimento  às vítimas de queimaduras no período junino.



Isenção de IPTU
O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, nesta terça-feira, 4, o decreto 5.923/19, que amplia o prazo para os contribuintes solicitarem seus pedidos de isenção de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Com esta medida, a data final para a solicitação que se esgotaria no próximo dia 30 de junho foi alterada para 30 de agosto. No último mês de abril, o prefeito sancionou a lei que amplia o número de famílias isentas de pagarem o IPTU, por isso a publicação do decreto que eleva em 60 dias o período de solicitação. Mais de 50 mil pessoas serão beneficiadas.


Belivaldo admite caos no Huse e terceiriza responsabilidades - Imagem: reprodução/FAN_F1
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco