Aracaju (SE), 14 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Pub.: 05 de junho de 2020

A doença do desemprego avança mais que o COVID-19 :: Por Marcio Rocha

Temos nesse momento 11.116 pedidos de seguro-desemprego em Sergipe.

Marcio Rocha (Foto: Arquivo pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo pessoal)

Festas, farras, cachaçadas, reuniões na porta de casa, nas garagens de condomínios, casas de praia, sítios, entre outros tantos lugares. Idas a espaços públicos, ruas, centros abertos de concentração de pessoas... No mundo em que todos sabem da vida um do outro, por meio das redes sociais, provam que o maior alcaguete das pessoas são elas próprias. O isolamento social não está sendo obedecido pela população, que poderia colaborar mais para evitar o contágio do coronavírus em nosso estado. Os retratos da irresponsabilidade circulam nos feeds, stories, convites públicos e mensagens distribuídas pelos grupos da vida. 

As pessoas que tomam esse tipo de atitude dificultam o processo do isolamento social, fundamental para que possamos combater a doença e sua transmissão em grandes proporções. Enquanto isso outras pessoas choram seus mortos, sendo em vários casos, mais de um em uma mesma família. A população é contraproducente ao não atender esses critérios e isso prejudica todo o estado, empresas, famílias, enfim, outras pessoas. Se a população não ajuda, o coronavírus continuará se espalhando, não em progressão geométrica como aconteceu nos primeiros 60 dias da doença, mas continuará atingindo os sergipanos. 

Essa desobediência às orientações para combate à pandemia só está elevando a pandemia tácita que cresce vertiginosamente, tendo diagnosticado muito mais pessoas vítimas da doença do desemprego. Tínhamos no estado 8.200 casos de COVID-19 em Sergipe, no momento em que estava escrevendo essa opinião. Certamente, hoje (sábado) chegaremos à casa de 8.400 a 8.500 diagnósticos. 

Entretanto, temos nesse mesmo momento, 11.116 pedidos de seguro desemprego, considerando o mesmo período de existência da pandemia no estado. Essa doença silente está avançando e certamente poderá chegar aos 13, 14 mil casos confirmados em Sergipe. Haja vista que, somente na primeira quinzena de maio, 3.086 pessoas solicitaram o benefício, de acordo com os dados do Ministério da Economia. As dificuldades que a paralisação do funcionamento das atividades econômicas irá elevar esse número de doentes, devido à possibilidade ainda maior de demissões por problemas de sustentação e manutenção das empresas, o CNPJ contaminado, adoece dezenas de CPFs.

O tratamento dessa doença está sendo feito através de medidas como o Benefício Emergencial de manutenção do emprego e renda (BEM) do governo federal. Os dados indicam que 53.074 pessoas estão recebendo o benefício, para evitar que seus empregos sejam destruídos pelo rolo compressor da falta de receita nas empresas. Todavia, o tratamento não é permanente e mesmo com a volta ao trabalho, as dificuldades as quais as empresas estão atravessando poderão não garantir a sustentabilidade desses postos de trabalho por muito tempo. Recuperar a receita perdida será difícil, até porque nem todas as empresas estão conseguindo acessar as linhas de crédito para salvar seus negócios.

A desobediência das pessoas, cujas quais encaram o isolamento social como um grande período de férias está elevando as duas setas das doenças que ninguém desejaria que crescessem. A pandemia e o desemprego se misturam e tornam-se um problema de saúde pública, principalmente por causa das próprias pessoas que não fazem o que deveriam fazer, contrariando as orientações e espalhando a doença por aí.

Você quer proteger sua vida e como mantê-la, então fique em casa. 


Notícias Indicadas

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Prefeitura intensifica fiscalização contra comércio ilegal e falsificação de canetas emagrecedoras

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação