Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 30/06/2019 às 13:06
Pub.: 30 de junho de 2019

Setor de Serviços mantém trajetória de crescimento de emprego em Sergipe

Contato: Marcio Rocha - marciorocha@fecomercio-se.com.br

Contato: Marcio Rocha - marciorocha@fecomercio-se.com.br

Setor de Serviços mantém trajetória de crescimento de emprego em Sergipe

O Setor de Serviços continua seguindo o ritmo de crescimento no mercado de trabalho sergipano, apresentando o saldo positivo de 281 novos empregos com carteira assinada em Sergipe. Nas subdivisões da atividade, o destaque é para os serviços imobiliários, com 169 novos empregos e serviços médicos, odontológicos e veterinários, com elevação de 143 postos de trabalho. O subsetor de ensino cresceu em 32 vagas e transportes e comunicações tiveram 14 novos empregados contratados. Mas... nem tudo são flores no ramo, pois as empresas dos serviços de alojamento, reparação, alimentação, manutenção e redação tiveram um saldo negativo de - 69 postos de trabalho e os serviços financeiros encolheram seu quadro de pessoal em 8 trabalhadores. De janeiro a maio de 2019, o setor gerou 1.862 novos empregos no estado, mantendo a dianteira na criação de oportunidades de trabalho.


Ministro em Sergipe
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmou presença no “Simpósio de Oportunidades – Novo Cenário da Cadeia do Gás Natural em Sergipe”.  Na ocasião, o ministro irá palestrar sobre o tema “O Novo Mercado de Gás e as Oportunidades de Desenvolvimento para o Estado de Sergipe”.  O evento, realizado pelo Governo do Estado, tem patrocínio da Celse, Golar, Banese e Banco do Nordeste, e acontecerá entre os dias 4 e 5 de julho, no Radisson Hotel, em Aracaju. O Simpósio de Oportunidades irá reunir representantes de diversas esferas da área do Gás Natural, como Governos Federal e Estadual, além de agências reguladoras, empresas, entre outras. Além do ministro, alguns nomes de destaque já estão confirmados no evento. Entre eles estão o Presidente da Empresas de Pesquisas Energéticas (EPE), Thiago Vasconcellos Barral Ferreira; o Secretário Executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), Antonio Guimarães, o presidente da Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE), Paulo Pedrosa, além de membros da Petrobras, da Comissão de Minas e Energia (Subcomissão Permanente Petróleo e Gás), da Câmara dos Deputados, e toda a equipe da área de gás do Ministério.


Laércio é protagonista
No âmbito do Parlamento, o deputado federal Laércio Oliveira vem sendo protagonista dessa trajetória, como membro na Câmara da Comissão de Minas e Energia e, nela, da Subcomissão de Óleo e Gás. Em pronunciamento recente no plenário da Casa, ele chamou a atenção da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para a distribuição do gás, citando o “monopólio ostensivo da Petrobras” e, mais além, o que chamou de “monopólio oculto” – o da japonesa Mitsui, que atua de forma direta e indireta em 19 concessionárias pelo país. Nessa direção, o parlamentar apresentou um requerimento de audiência pública na Comissão de Minas e Energia para o esclarecimento da compra de 49% da Gaspetro pel a Mitsui por R$ 1,9 bilhão, visto que o valor desembolsado foi inferior ao estimado por uma análise prévia. O objetivo é esclarecer se não houve supremacia do interesse privado sobre o público. “Sergipe terá o gás mais barato do Brasil. Porém é preciso estar atento a todos os elos dessa cadeia do gás para que realmente haja a quebra de monopólios e geração de competitividade de forma que se consiga uma redução efetiva do custo do gás para o consumidor final”, explicou na ocasião. Conforme apontou Laércio, em Sergipe será possível desonerar o custo de transporte nacional do gás que representa em torno de 13% do custo final. Entretanto, ele ressaltou ver com “grande preocupação” os custos referentes à distribuição local pelas concessionárias estaduais, que a seu ver demandam uma ação efetiva e coordenada dos Ministérios da Economia e o de Minas e Energia junto com a Agência Nacional de Petróleo e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “A saída da Petrobras e sua subsidiária Gaspetro da composição societária em nada resolverá a questão das concessionárias estaduais se não houver uma completa revisão dos contratos de concessão, absolutamente desconexos com a realidade atual”, defendeu.


Intenção de consumo das famílias aracajuanas
Os seis primeiros meses do ano de 2019 foram marcados pela manutenção da estabilidade do índice que aponta a intenção de compras das famílias aracajuanas, de acordo com pesquisa de Intenção de Consumo da Famílias (ICF) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), analisada pela Fecomércio Sergipe. Desde janeiro, o índice está mantendo o nível de 100 pontos, com leve oscilação positiva em fevereiro, março e abril, e pequena oscilação negativa em maio e junho. O ICF de junho foi marcado pelo resultado de 100,2 pontos, que comparado ao mesmo mês do ano passado, cresceu 3,8 pontos. Dante de maio, o ICF atual apresentou uma leve redução de -0,6 pontos. No detalhamento por faixa salarial, as famílias aracajuanas que têm até 10 salários mínimos mensais de renda registraram 98,4 pontos. Já entre as famílias que possuem renda superior a 10 salários mínimos, o ICF registrou 119,5 pontos.


Cooperação Fecomércio x BNB
O superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, reuniu-se nesta semana com os representantes do Banco do Nordeste, Antônio Santana, Jacqueline Moraes e Lênin Falcão, para discutirem o Plano de Trabalho do acordo de cooperação entre a Fecomércio e o BNB, direcionado para fomento das empresas sergipanas. O convênio firmado pelo presidente Laércio Oliveira e pelo superintendente do banco, Antônio César de Santana, disponibiliza linhas de crédito especiais para as empresas associadas aos sindicatos do Sistema Fecomércio. Promovendo assim, o desenvolvimento empresarial e a conquista de recursos para fomentar a economia do estado. As ações do plano de ação irão contemplar pesquisas, desenvolvimento de projetos e avaliações de viabilidade de negócio, para as empresas investirem, com foco na expansão das atividades comerciais e geração de emprego e renda.


Raimundo Juliano comemora 80 anos de atividade empresarial
O Sindicato do Comércio Atacadista de Sergipe (Sincadise) realizará na próxima quinta-feira (04), a entrega da Comenda Júlio Prado Vasconcelos, mais alta honraria da entidade, para o empresário Raimundo Juliano Souto, que comemora 80 anos de atividade empresarial em Sergipe. O presidente do sindicato, Breno França, destacou que Raimundo Juliano é um dos grandes nomes do comércio sergipano e responsável pela formação de um grupo empresarial que gera mais de mil empregos diretos e indiretos no estado. A comenda será entregue ao empresário no Hotel Sesc Atalaia, às 19h.


IGP-M sobe 6,51%
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,80% em junho deste ano, percentual superior ao apurado em maio (0,45%). De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com o resultado o IGP-M acumula taxas de 4,38% no ano e de 6,51% em 12 meses. A alta da taxa foi puxada pelos preços no atacado e na construção civil. A inflação do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, passou de 0,54% em maio para 1,16% em junho. O Índice Nacional de Custo da Construção subiu de 0,09% em maio para 0,44% em junho. O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, registrou deflação (queda de preços) de 0,07% em junho. Em maio, o subíndice havia registr ado inflação de 0,35%.


Recebido em 28/06/2019 09:54, publicado em 30/06/2019 13:06
Setor de Serviços - Imagem: reprodução/sincovaga
Contato: Marcio Rocha - marciorocha@fecomercio-se.com.br


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação