23 de Fevereiro de 2017
POR: Erenita Sousa - erenitasousa@hotmail.com
Fonte: Erenita Sousa
Em: 23/02/2017 às 00h00

Fases da vida... Onde está você nesse momento? :: Por Erenita Sousa


Erenita Sousa* - erenitasousa@hotmail.com


Fases da vida... Onde está você nesse momento? :: Por Erenita Sousa (Imagem: Ilustrativa)

Fases da vida... Onde está você nesse momento? :: Por Erenita Sousa (Imagem: Ilustrativa)


Num certo dia você acorda e começa entender que você cresceu e não é mais uma criança... E os monstros que lhe assustavam durante a infância, hoje são só fantasias da mente.


Se você ainda não consegue se libertar desses monstros, talvez esteja na hora de pedir ajuda.

Quando você deixará de ter medo das próprias fantasias?


No passado tivemos muitas influencias negativas, algumas vindas direto dos nossos pais, avós e até mesmo dos ambientes. Tudo isso tem atuação viva e forte em nosso inconsciente. No entanto, cada um tem a liberdade de mudar, de corrigir e de reeducar a maneira de ser.


Os pais tem uma grande força de influência inconsciente sobre a criança, mas na medida em que ela cresce essa influência diminui gradativamente. Veja o que diz a psicóloga Renate Jost, em proporção estimativa, não estatisticamente sobre a influência dos pais em cada fase da criança,:

Durante o útero materno – 90% de influência
Até 5 anos de idade – 75% de influência
Dos 5 anos até os 10 anos – 65% de influência
Na adolescência – 50% de influência


Ela complementa que, após a adolescência, o jovem inicia o processo de censura sobre essa influência e se defende conscientemente. 


Com base nesses dados podemos observar ao nosso redor que conhecemos pessoas que conseguem romper esse cordão umbilical, buscando ser consciente de suas ações e assumir suas responsabilidades. Porém, em nosso próprio convívio também conseguimos nos lembrar de pessoas que ainda estão aprisionados nos controles familiares, sejam nas condições negativas ou não, com forte influência no inconsciente gerando um aprisionamento para tomar decisões e ser dono da própria história, impedindo-o de ser feliz e se realizar.


Um dos fatores que leva o adolescente a não construir uma autoafirmação e o processo de independência é o autoritarismo dos pais, especialmente do pai. É muito lamentável, pois inconscientemente eles se sentem intimidados e transfere a figura do pai para outras autoridades, o que leva o adulto a apresentar dificuldades na vida profissional e social.


A superproteção, na fase da adolescência, é outro fator limitante, pois gera um ‘abafamento’ quanto à liberdade de expressão. O adolescente fica sem espaço para decidir o que deseja fazer sobre suas escolhas. 


Geralmente, nessa idade o jovem passa a exigir mais liberdade dos pais, onde deve ser compreendida. Certas afirmações do vou fazer são mais projetos de autoafirmação do que decisões e não merecem a intervenção preocupada dos pais. Talvez observar e acompanhar de longe sejam o melhor caminho.


E, se você já é adulto, talvez pai, convido parar nesse instante para refletir sobre sua vida e fase da adolescência. Você vai perceber ter vivido algum momento semelhante a esses, eles lhe trouxeram até aqui. Tudo isso são fases da vida que precisamos passar para aprender a viver, a tomar decisões e acima de tudo saber enfrentar obstáculos. 

Libertar-se dos fantasmas da mente é entrar no estado consciente da vida para escrever a própria história - o Universo precisa de você. 
Erenita Sousa 


Para mim, será uma grande satisfação conversar com você sobre esse assunto.


Se gostou do conteúdo, deixe seu comentário, compartilhe e curta minha página da fanpage: https://www.facebook.com/coacherenita


*Master Coach com formação em Psicologia Positiva com mais de 800 horas em atendimentos de coaching. Analista de Perfil Comportamental. Mestre em Terapia Reiki. Professora Universitária. Palestrante. Experiente em desenvolvimento humano e organizacional há mais de 10 anos. Especialista em Controladoria e Auditoria. Profissional do ramo de Contabilidade há 23 anos. Diretora do INTC – Instituto Nacional de Desenvolvimento Comportamental. Coautora do livro: Coaching – Grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional e coautora do Seminário de Liderança Coaching Psicopositiva.


E-mail: contato@intccoaching.com.br
Skype: erenitasousa@hotmail.com
Fanpage no facebook: INTC


 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco