10 de janeiro de 2017
POR: Erenita Sousa - erenitasousa@hotmail.com
Fonte: Erenita Sousa

A importância da vida conjugal para a criança :: Por Erenita Sousa


Erenita Sousa* - erenitasousa@hotmail.com


Você sabia que a desunião entre os pais pode manifestar reações na criança de diversas formas?


A importância da vida conjugal para a criança (Imagem: Divulgação)

A importância da vida conjugal para a criança (Imagem: Divulgação)


O comportamento infantil é sempre, o reflexo da conduta dos pais, se eles são unidos, a criança estará bem, se eles entram em conflito, ela inconscientemente entrará em conflito interno, assumindo comportamentos que podem ser de várias formas. Pode aparecer como surdez psicológica (por não querer ouvir suas discussões), por dificuldades de fala, de problemas de coordenação motora, dificuldade no andar, retraimento, timidez, tiques e outros sintomas. A solução básica para isto é trabalhar a união conjugal dos pais. E esse reajustamento, em princípio, é sempre possível. Um fator importante é buscar ajuda externa quando o casal percebe que sozinhos não irão conseguir resolver.


Certa vez, atendi uma mãe que vivia em atrito direto com o marido, seus filhos viviam em total carência e para chamar atenção dos pais, a filha mais velha que tinha apenas 12 anos, praticamente mudou-se para a casa da avó. O filho mais novo, que tinha 10 anos, passou a apresentar um comportamento de criança com idade de 3 anos, manifestando descontrole emocional também na escola. Essa mãe iniciou o processo de coaching individual, buscamos desenvolver sua identidade como mulher, esposa e mãe. Em poucas sessões, ela já estava muito mais próxima dos filhos, se apropriando da responsabilidade de mãe e esposa equilibrada. Conduzindo assim, melhor sua relação conjugal. Ao final do processo, sua vida estava harmônica, seu marido já chegava em casa no horário para o jantar, onde não gerava mais brigas e todos passaram a valorizar o amor ao próximo. Essa nova conduta do casal refletia positivamente no ambiente familiar, transformando em um local muito mais agradável. 


Muitos são os problemas que acontecem na vida da criança quando os pais se descuidam e não tem consciência desse fator, onde pode afetar negativamente o estado emocional e mental da família. Dessa forma, sugiro que quando o casal se encontrar em situação semelhante, busque ajuda, nem sempre o problema é “o filho”, mas talvez, o transtorno conjugal que poderá estar afetando psicologicamente a criança.


Estou à disposição para conversar sobre o assunto, caso você se interesse. 


Se gostou do conteúdo, deixe seu comentário, compartilhe e curta minha página da fanpage: https://www.facebook.com/coacherenita.


*Master Coach com formação em Psicologia Positiva com mais de 800 horas em atendimentos de coaching. Analista de Perfil Comportamental. Mestre em Terapia Reiki. Professora Universitária. Palestrante. Experiente em desenvolvimento humano e organizacional há mais de 10 anos. Especialista em Controladoria e Auditoria. Profissional do ramo de Contabilidade há 23 anos. Diretora do INTC – Instituto Nacional de Desenvolvimento Comportamental. Coautora do livro: Coaching – Grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional e coautora do Seminário de Liderança Coaching Psicopositiva.


E-mail: contato@intccoaching.com.br
Skype: erenitasousa@hotmail.com
Fanpage no facebook: INTC

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco