Aracaju (SE), 15 de janeiro de 2026
POR: Ana Dulce Melo e Raquel Passos
Fonte: Unit
Em: 09/09/2019 às 22:10
Pub.: 17 de setembro de 2019

Projeto Cabuto Aerodesign testará aeronave rádio controlada nesta terça-feira, 17/9

Vôo precisou de autorização da Aeronática e depende de condições climáticas para que seja realizado com êxito. Intenção é participar da Competição SAE Brasil AeroDesign.

Time da Cabuto 2020 (Foto: Unit)

Time da Cabuto 2020 (Foto: Unit)

Um grupo de 22 acadêmicos das Engenharias Elétrica, de Produção, Mecânica e Mecatrônica da Universidade Tiradentes – Unit – que compõem a equipe do projeto Cabuto testará modelo de aerodesign nesta terça-feira, 10. O vôo do aeromodelo rádio controlado deve acontecer entre 7h30 e 8h no kartódromo da Orla de Atalaia, sob supervisão do professor Igor Libertador.

O voo será filmado pelo grupo e enviado à Competição SAE Brasil AeroDesign para tentar vaga na edição 2020 deste que é considerado o maior desafio lançado aos estudantes do segmento. O projeto Cabuto busca reproduzir uma aeronave rádio controlada e aproxima teoria da prática.

De acordo com Igor Libertador, a reprodução da aeronave segue a bibliografia da Embraer e envolve tecnologia de ponta.  “Já fizemos alguns voos e tentaremos mais um na terça-feira. Ainda iremos solicitar autorização da Aeronáutica, porque o protocolo exige 48 horas antes. Também precisamos observar as condições climáticas do dia. O projeto é multidisciplinar e tem o objetivo de tirar o aluno da sala de aula para que ele vivencie situações reais”, declara o professor coordenador do projeto.

“Ano passado, participamos da competição e acabamos perdendo a possibilidade de disputar este ano. Estamos na disputa virtual por uma vaga em 2020. Toda a aeronave é desenvolvida nos laboratórios da Unit com material de alta tecnologia, como fibra de carbono. Os alunos fazem da concepção do projeto ao corte da madeira, vivenciando, na prática, o papel do engenheiro. O ganho na aprendizagem é considerável”.

Cabuto Aerodesign
O nome do grupo vem para atender à necessidade da própria competição que é carregar peso. “O kabuto é um besouro que tem a capacidade de carregar até 70x o seu peso, ou seja, tudo a ver com o evento. Como somos do Nordeste, escolhemos escrever o nome do animal com a letra c, mais regional mesmo, mais próximo à nossa realidade”, explica o professor.

O projeto foi iniciado em 2016 com leituras e discussões. Em 2017, foi montada a aeronave com os parâmetros exigidos à época, e fruto disso, no final de 2018, o grupo foi o único de Sergipe a participar da Competição SAE Brasil AeroDesign.

Saiba mais sobre essa equipe em suas redes sociais no Facebook e Instagram como: @cabutoaerodesign.


Notícias Indicadas

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação