FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 31 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 15/09/2020 às 13:00
Pub.: 15 de setembro de 2020

Covid-19: fase de reabertura requer cuidados

Covid-19: fase de reabertura requer cuidados (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Covid-19: fase de reabertura requer cuidados (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Após uma fase dramática, com quase totalidade de ocupação de leitos, Sergipe registra a menor taxa de contágio pelo vírus no Brasil, de 0,69, de acordo o índice da Covid Analytics, calculado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), conforme dados do Governo do Estado.

Com a estabilização no número de casos, o governo iniciou o plano de retomada de atividades econômicas, aumentando, assim, a circulação de pessoas. No entanto, o cuidado deve permanecer.

Médico infectologista e professor da área da Saúde da Universidade Tiradentes, Matheus Todt Aragão orienta que flexibilização não significa isenção de risco.

“A situação melhorou, mas a pandemia continua. A população deve entender que a flexibilização não significa que não há mais risco de infecção. Praias e shoppings lotados e aglomerações sem seguirem os cuidados mínimos vão resultar inexoravelmente em aumento de casos, o que pode gerar uma nova onda de casos da covid-19 e a necessidade de termos que fechar lojas e espaços públicos novamente”.

Cuidados
Para Todt, a decisão de abertura de segmentos econômicos e o fechamento de leitos de UTI foram decisões precipitadas.

“No Brasil, todo o processo de flexibilização foi feito de forma precoce e sem obedecer às recomendações da OMS. Não por acaso, somos um dos países que pior enfrentou a pandemia”.

O médico alerta, ainda, para o risco de uma segunda onda da pandemia.

“Podemos sim ver uma segunda onda de casos. Mesmo após a disponibilização da vacina, demorará alguns meses até que um parcela significativa da população esteja imunizada. A única coisa que comprovadamente pode impedir novos picos de casos é a adoção das medidas de precaução como evitar aglomerações, uso de máscara, higiene das mãos”.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação