Vai brincar o Carnaval? Confira dicas de Saúde da Vigilância Sanitária Estadual

Vai brincar o Carnaval? Confira dicas de Saúde da Vigilância Sanitária Estadual (Foto: SES/SE)
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Britto, a visualização do que será consumido é muito importante. “A Vigilância Sanitária tem uma grande preocupação com o consumo de alimentos porque é preciso que o consumidor visualize aquilo que vai consumir. Verificar o aspecto do alimento, o aspecto da banquinha que está ali vendendo o produto, o aspecto do isopor que o ambulante está utilizando, como o alimento está armazenado, se obedece aos padrões de higiene, se a pessoa que manipula os alimentos está com gorro, avental e luvas, tudo isso é muito importante”, disse.
Até o cuidado com a procedência do gelo utilizado pelos ambulantes é fundamental, já que existem dois tipos do produto: aquele que é próprio para o consumo e aquele que serve apenas para refrigerar. “O gelo que o folião vai usar no suco, refrigerante ou uísque tem cor mais cristalina e formato redondo. O outro tipo, que chamamos de gelo escamoteado, são barras grande que se quebram de forma irregular e é de uso exclusivo para refrigerar o alimento ou o líquido”, alertou.
Para o consumo de sucos em bares e restaurantes, a higienização das frutas, antes de colocar na água, é imprescindível, não só pela contaminação natural das mãos, mas também pela presença de agrotóxicos. A recomendação é válida, ainda, para o consumo em casa. “Outra coisa importante, nós estamos num estado litorâneo e há venda de alimentos na praia, acondicionados em bandejas, no sol quente, feitos com muitas horas de antecedência e sem o conhecimento das condições higiênico-sanitárias da cozinha. O consumo desse tipo de alimento de baixa qualidade pode provocar problemas como náuseas, vômitos, diarreia”, explica o coordenador.
Todos os ambulantes, obrigatoriamente, precisam participar dos Cursos de Manipulação de Alimentos e as vigilâncias dos 75 municípios, de acordo com o coordenador, são responsáveis por essa capacitação, com o apoio da Vigilância Sanitária Estadual, oportunidade em que aprendem como trabalhar com os alimentos, questões de higiene e formas adequadas de acondicionamento.
“Reforço que, para todo tipo de alimento que se queira consumir, é preciso visualizar a estrutura de armazenamento e acondicionamento. Além disso, é importante consumir muita água para manter o corpo hidratado, evitar tomar bebida alcoólica em excesso, e usar protetor solar se for à praia ou ficar sob exposição solar e, se beber, não dirija”, concluiu.