FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 02 de fevereiro de 2026
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 01/08/2019
Pub.: 02 de agosto de 2019
Atualizada: 01/08/2019 às 16h35

A única prevenção contra o Sarampo é a vacina, diz Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), alerta sobre a importância de que adultos e crianças se previnam contra o Sarampo, e o único meio seguro para isso é a vacina. Em 2016, sem nenhum registro de sarampo, o Brasil conquistou o reconhecimento da Organização Pan-Americana de Saúde, mas, em 2018, com o aparecimento de novos casos, perdeu a certificação de país livre da doença.

Diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa (Foto: SES/SE)

Diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa (Foto: SES/SE)

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, o sarampo está em circulação e já há surtos em alguns estados. “Com a reintrodução do vírus no país, os profissionais precisam estar atentos às pessoas que chegam às unidades com os sintomas característicos do sarampo, com a suspeita da doença, para notificar aquele caso para que seja investigado. E as ações de bloqueio têm que acontecer em até 48 horas. A principal prevenção é a vacina e podem se vacinar todas as pessoas que não foram vacinadas até 49 anos de idade. As pessoas acima de 50, teoricamente já tiveram contato com o vírus”, comentou Mércia.

A baixa cobertura vacinal que teve início em 2015 deu abertura para que o vírus voltasse a circular. “O sarampo é altamente contagioso e por essa magnitude não se pode permitir que a vacina que o previne tenha baixa cobertura. Nos municípios e Estados, particularmente aqueles que fazem fronteira com outros Estados, precisam ter essa preocupação. A orientação para os municípios é que avaliem as coberturas vacinais, vejam se todas as crianças menores de dois anos estão vacinadas, fazer essa busca ativa das crianças que estão com as vacinas atrasadas e os adultos que não são vacinados devem buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer a avaliação do seu cartão vacinal e receber a vacina”, reforçou a diretora.

Apenas com o cartão de vacinação é possível comprovar se uma pessoa está protegida. “Aquele que não tem cartão, que só tem o relato, vai à Unidade e toma a vacina. Temos vacinas em quantidade suficiente para atender as rotinas, mas, havendo necessidade, a gente solicita mais ao Ministério da Saúde. Mas hoje nós estamos abastecidos com a vacina tríplice viral, utilizada no controle do sarampo, rubéola e caxumba”, disse Mércia.

Crianças apresentam uma vulnerabilidade maior e, por isso, elas são vacinadas com 1 ano e, aos 15 meses, recebem a segunda dose. No entanto, o adulto também pode se vacinar. “O que a gente pode encontrar é o adulto que não é vacinado e aí ele está mais suscetível. Mas, prioritariamente, o nosso cartão vacinal é dirigido para as crianças. A orientação é que as mães avaliem o cartão de vacinação de seus filhos, não deixar a vacina atrasar, é importante levar para vacinar no período indicado. A vacina é a única forma de prevenção e é obrigação buscar a vacina para todas as doenças imunopreviníveis”, alertou Feitosa.

Sintomas
Os sintomas são a febre e o exantema, acompanhados de um ou mais sintomas como tosse coriza, conjuntivite, independentemente da idade. “Casos suspeitos com essas características precisam ser notificados para que todas as ações de prevenção e controle sejam realizadas, como, por exemplo, o bloqueio vacinal em 48 horas e a coleta de exame para fazer a sorologia. Todas essas medidas precisam ser tomadas independentemente da suspeita ser confirmada ou não”, concluiu a diretora.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação