Aracaju (SE), 13 de janeiro de 2026
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 26/04/2019
Pub.: 26 de abril de 2019

Gerente de Imunização da SES Sergipe explica diferença entre gripe e resfriado

Há muita confusão entre gripe e resfriado. A gripe ou influenza é caracterizada por febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e pode durar cerca de três dias.  Alguns casos podem apresentar complicações graves, como pneumonia, necessitando de intervenção hospitalar.

Gerente de Imunização da SES/SE, Sândala Teles (Foto: SES/SE)

Gerente de Imunização da SES/SE, Sândala Teles (Foto: SES/SE)

De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, já o resfriado é mais brando e dura menos tempo que a gripe. “Os sintomas são parecidos, porém mais leves, tais como: tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas”, explica.

Teles explica que com as temperaturas oscilando, as pessoas tendem a buscar lugares fechados, onde há aglomerações e isso predispõe à disseminação por vírus e bactérias que entram no corpo, contagiando, através de gotículas dispersas no ar, e pelo contato com superfícies contaminadas, por isso, a atenção deve redobrada nessa época do ano.

Cuidados
É necessário que as pessoas mantenham a hidratação com água e sucos ricos em vitamina C, lavar as frutas é essencial e evitar alimentos preparados de forma duvidosa. Outro quesito é não estar em lugares com aglomeração de pessoas e lavar sempre as mãos. Tomando esses cuidados já vai evitar muito essas doenças da estação. É o que reforça Sândala.

Febre alta, mal estar, dor no corpo, rouquidão, coriza, secreção, entre outros sintomas podem estar associados as doenças sazonais. O tratamento envolve medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos, anti-térmicos, antialérgicos, repouso e muito líquido como sucos naturais, chás e água.

Campanha de vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na última quarta-feira, 10 e segue até 31 de maio, tendo o dia 4 como dia D. Nesta segunda fase, que teve início na segunda-feira, 22, outros grupos que estão sendo vacinados são os trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos a partir dos 60 anos, professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, e funcionários do sistema prisional.

Sândala Teles explica que a vacina já se encontra nas unidades de todos os municípios e ressalta a  importância dos pais levarem suas crianças e aproveitem o momento em que elas são prioridade. Na campanha o intuito é também  atualizar o cartão de vacinação. A criança que chegar e estiver com alguma vacina de rotina atrasada poderá ser vacinada.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação