Aracaju (SE), 09 de março de 2021
POR: Assessoria Sheyla Galba
Fonte: Assessoria Sheyla Galba
Em: 19/02/2021 às 01h09
Pub.: 19 de fevereiro de 2021

Sheyla Galba destaca importância da habilitação do HU-UFS em oncologia


Ao fazer uso da palavra durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (18), a vereadora Sheyla Galba evidenciou uma importante conquista para os pacientes com câncer do estado. O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe/HU-UFS obteve a habilitação do Ministério da Saúde para tornar-se referência em oncologia, passando a contar com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia - Unacon.


Sheyla Galba destaca importância da habilitação do HU-UFS em oncologia (Foto: Assessoria Sheyla Galba)

Sheyla Galba destaca importância da habilitação do HU-UFS em oncologia (Foto: Assessoria Sheyla Galba)


Ressaltando a importância da conquista, Sheyla Galba lembrou que a falta desta habilitação havia provocado a suspensão das cirurgias oncológicas no hospital. Com isso, diversos pacientes tiveram o tratamento interrompido.  “Diante da situação, o Mulheres de Peito, o Ministério Público Estadual - MPE e o Ministério Público Federal – MPF abraçaram a causa para que o Hospital Universitário fosse habilitado e pudesse tornar-se uma Unacon”, destacou.


Para a vereadora, a habilitação do Hospital Universitário garante uma tranquilidade aos pacientes com câncer. “Uma vez que, além das cirurgias, o HU-UFS também já está realizando quimioterapia. Seguiremos lutando para que a unidade também disponibilize o tratamento de radioterapia”, salientou


Ainda na avaliação de Sheyla Galba, Aracaju tem grande possibilidade de ser referência no tratamento oncológico. “Uma vez que já temos o Hospital de Cirurgia, que já realiza a quimioterapia e procedimentos cirúrgicos e, em março, retoma a radioterapia. Temos ainda o Hospital João Alves Filho que também faz cirurgias, quimioterapia e radioterapia. E agora a habilitação do Hospital Universitário. Fica a nossa satisfação em ver que as coisas estão acontecendo”, enfatizou.


A Unacon
A Unacon do HU-UFS foi criada a partir da autorização prevista na Portaria do Gabinete do Ministro do Ministério da Saúde (GM/MS) nº 3.936, de 31 de dezembro de 2020, publicada em edição extra do Diário Oficial da União de mesma data. A unidade presta uma assistência integral e sistematizada na oferta de serviços de oncologia e hematologia, incluindo as cirurgias oncológicas, as quimioterapias e outros tratamentos correlatos.


A Unacon do HU-UFS faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Para atendimento no serviço, o interessado deve apresentar um exame de biópsia que confirme o câncer e um encaminhamento médico. Além disso, a pessoa não pode estar cadastrada em outra Unacon.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação