Vai a sanção PL que garante exames em bebês com indicativo de Síndrome de Down

Vereador Fábio Meireles (Foto: Assessoria Fábio Meireles)
“Esse projeto é de extrema importância porque garante a gratuidade desse exame (o cariótipo) que é de elevado custo e nem toda família consegue ter acesso. Com ele, permite-se o diagnóstico precoce da síndrome de Down”, disse Rita de Cássia Matheus, que é mãe de uma menina portadora da Síndrome. “O quanto antes for descoberto, melhor para estimular o desenvolvimento e as habilidades da criança”, completou.
“O nosso projeto que graças a Deus foi muito bem acolhido pelos colegas parlamentares e pela sociedade, tem o objetivo de investigar a existência da síndrome, garantindo aos recém-nascidos um diagnóstico preciso e célere para que as famílias comecem as terapias necessárias, pois essas crianças quando bem estimuladas, têm grande potencial”, justificou Fábio, ao agradecer a todos pelo comprometimento com a matéria e ao solicitar, de forma emocionada, que o prefeito Edvaldo Nogueira a sancione o quanto antes para que as famílias possam ter acesso aos exames.
Um novo olhar
“Eu só soube que seria pai de uma criança com Síndrome de Down após o nascimento do meu filho. Durante todo o pré-natal não tivemos essa informação. Quando o meu filho nasceu, o médico me chamou e disse que precisaríamos fazer esse exame (o cariótipo), que é muito caro. Graças a Deus eu tinha um plano de saúde e consegui fazê-lo”, revelou Allan Kardec, membro da Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown).
Para ele, o Projeto traz uma nova perspectiva para o problema. “Sem essa iniciativa do vereador Fábio Meireles, as famílias que não podem custear o exame, infelizmente, ficavam à mercê de sociedade, do poder público e dos órgãos de saúde que, muitas vezes, sequer sabem o quantitativo de pacientes com Down”, afirmou Allan.
Acidente genético
A Síndrome de Down ou Trissomia 21 é apontado por especialistas como um acidente genético que ocorre em todo mundo, afetando um em cada 700 nascidos vivos. Pessoas com Síndrome de Down apresentam características como a hipotonia, comprometimento intelectual, alterações anatômicas e fisiológicas peculiares à síndrome que podem afetar o seu desenvolvimento físico e cognitivo de maneiras e intensidades variadas.
Entre as doenças que comumente acompanham a Síndrome de Down têm-se as cardiopatias. Cerca de 40% dos indivíduos com a condição possuem alguma deformação no coração que é a principal causa de morte nessas crianças, em especial nos primeiros anos de vida. Felizmente, quando identificadas com certa agilidade, as cirurgias bem-sucedidas aumentam muito a expectativa de vida desses indivíduos.