Eleições 2020: candidatos têm o desafio de focar em estratégias
Uma boa estratégia começa com pesquisa qualitativa que apresenta avaliação de gestão, sentimentos, desejos e conjuntura dos eleitores.

Eleições 2020: candidatos têm o desafio de focar em estratégias (Imagem: Assessoria)

Cientista político e doutor em Ciência Política, professor Adriano Oliveira (Imagem: Assessoria)
De acordo com Maurício Romão, a última reforma política impacta diretamente nas eleições de 2020. “Destaco o fim das coligações proporcionais, democratização das sobras de votos e as resoluções do quociente eleitoral. “Esta é uma temática muito complexa, ainda mais sendo a primeira experiência sem coligação. Os penalizadas serão os partidos menores, ainda que não tinham razão de existir. Eram praticamente caudas eleitorais, por isso que a legislação veio para corrigir essa distorção que era muito grande e era preciso fazer o quanto antes”, afirma Romão.
O estrategista Adriano Oliveira explica é justamente por conta do novo contexto que as pesquisas devem ser a principal estratégia de um candidato. “Teoricamente, elas têm o objetivo de interpretar o contexto social e permitir a construção de uma estratégia para mudar a escolha do eleitor e condicioná-lo para que pense que a estratégia em questão é a melhor. Mas não é isso o que observamos diante da intenção de votos. Sou incomodado com isso porque esta última não significa nada, apenas apresenta mais uma série de perturbações na candidatura e opinião pública”, avalia.

PhD em Economia e analista político, Maurício Costa Romão (Imagem: Assessoria)
“O que aqui existe o ‘marketeiro’. Mas é preciso entender que uma campanha eleitoral pode ser linda e sem estratégia. Quando pensamos estrategicamente, pensamos no efeito de uma atitude que cause efeito, impacte diretamente na opção de voto do eleitor”, explica, reforçando a importância das pesquisas qualitativas e quantitativas. “A intenção de voto não tem tanta importância mais. Os eleitores têm desejos e sentimentos e desejam ‘o novo’”.
O diretor de inteligência de mercado da Lifelong Learners, Roberto Almeida, reforça a importância do momento. “Este é o primeiro webinar da Academia de Líderes, nosso projeto idealizado para aperfeiçoar o senso crítico da população sergipana, provocando reflexões e aprendizados importantes”, conta.
Mais informações sobre a Academia de Líderes da Lifelong Learners, basta mandar WhatsApp para: (79) 99611-5629.