Aracaju (SE), 31 de outubro de 2020
POR: Luiz Filipe Macêdo
Fonte: Luiz Filipe Macêdo
Em: 07/09/2020 às 11h18
Pub.: 08 de setembro de 2020

Declare sua Independência Financeira :: Por Luiz Filipe Macêdo


Imagem Ilustrativa: www.nacont.com.br

Imagem Ilustrativa: www.nacont.com.br


Na semana da independência nacional vamos falar sobre a tão sonhada independência financeira e como alcançá-la. Mas antes de seguirmos os passos para esse sonho, é importante conceituar renda ativa e renda passiva.


Renda Ativa: Se você não ganhou na loteria ou recebeu uma grande herança é aqui que você deve focar para conquistar sua independência financeira. Renda ativa é todo dinheiro gerado pelo seu esforço, por suas horas trabalhadas, por sua produção. Enquanto tiver condições de gerar renda ativa é importante fazê-lo. O esforço será recompensado no futuro.


Renda Passiva: É a renda advinda do acúmulo do seu patrimônio, que não exige nenhum esforço ou pouco esforço. Aqui entra a sonhada aposentadoria ou o que está mais no noticiário hoje em dia, trabalhar com o que gosta e só trabalhar quando quiser. Exemplos de renda passiva: aluguéis, lucros de empresas, direitos autorais, juros de investimentos etc.
Dito isso vamos abordar os passos para atingir a independência financeira. É importante destacar que não existe mágica nem atalho. É um caminho longo e vai exigir bastante esforço, disciplina e paciência.


1º Passo - Controle suas dívidas:
Se você tem dívidas, seja ela de juros baixos, como um financiamento de imóvel ou um empréstimo consignado, seja ela de juros altos, como cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal, é importante saná-las antes de investir. Ao assumir uma dívida, você está obrigado a pagar juros, não importa o cenário econômico. Já ao aplicar seus recursos, sua rentabilidade vai oscilar durante o tempo, não existe garantia de quanto você vai receber, há diversos fatores envolvidos. E mesmo achando uma aplicação conservadora com rentabilidade previsível, dificilmente os juros recebidos irão superar os juros pagos a uma instituição financeira.


2º Passo - Orçamento doméstico:
Uma lição primordial da educação financeira: anotar tudo que você recebe como receita e tudo que gasta como despesa. Se você não souber quanto sobra de renda fica muito difícil investir. As pessoas que já têm uma rotina de poupança mais sólida já separam o dinheiro para investir antes de gastar. Irei detalhar esse passo em um artigo posterior.


3º Passo - Não ceda ao imediatismo:
É nesse passo onde a maioria das pessoas vai desistir. O caminho é longo e duro muitas vezes. O pequeno investidor começa a ceder aos impulsos do consumo e sai do planejamento. Destaco que uma vida mais regrada, dentro da sua renda, não significa uma vida menos feliz. Há diversos estudos e exemplos que comprovam isso. Ao trocar os excessos do presente em busca de um futuro planejado, muito provavelmente você terá uma vida mais tranquila e equilibrada.


4º Passo - Busque renda passiva:
A renda passiva constante e suficiente é o que proporciona a independência financeira. É onde surge a frase e o sonho “viver de renda”. Você acumulou, aplicou bem seus recursos, agora vai colher seus rendimentos para ter uma vida tranquila e sossegada. Existem aplicações financeiras que pagam rendas periódicas e as mais tradicionais em que os juros são reaplicados automaticamente tendo que o investidor sacar parte da aplicação e dividir entre os meses para formar uma renda. Esse tópico também será tema de um artigo futuro.


5º Passo - Busque ajuda:
Não é preciso ser especialista financeiro ou muito menos estudar investimentos para conquistar sua independência. Hoje já existem serviços profissionais que fazem isso para você. Então, se não se sente seguro de montar um plano sozinho, busque auxílio.
O caminho para a liberdade financeira é longo, difícil, mas é recompensador e essencial para aqueles que buscam uma vida equilibrada e tranquila. Os passos foram dados, agora cabe a você traçar um plano e segui-lo. Não existe segredo, é focar no trabalho e na poupança que os frutos do plantio com certeza serão colhidos no futuro.
 


Confira todos os artigos AQUI


Luiz Filipe F. M. Macêdo
Assessor de Investimentos – Real Invest
Instagram: @luizfilipe_macedo
Contato: 79-999774317

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação