Aracaju (SE), 28 de setembro de 2020
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 11/08/2020 às 14h00
Pub.: 11 de agosto de 2020

Perspectivas da nutrição no novo cenário mundial


Encontro debaterá particularidades clínicas e nutricionais para as condutas profissionais.


Perspectivas da nutrição no novo cenário mundial (Imagem: Divulgação/ Unit)

Perspectivas da nutrição no novo cenário mundial (Imagem: Divulgação/ Unit)


A pandemia do novo coronavírus trouxe diferentes realidades para a população, principalmente no que se refere aos cuidados com a saúde. A área foi uma das mais evidenciadas e, que constantemente, necessita de atualizações. Os profissionais da saúde têm buscado cada vez mais estudos e informações para diversas respostas quanto à doença, além da melhoria da qualidade de vida da sociedade. 


Desde quando foram diagnosticados os primeiros casos confirmados da Covid-19, as pessoas corriam contra o tempo buscando formas para aumentar a imunidade e fortalecer o organismo para o combate ao vírus. “A área da Nutrição tem um papel de base muito relevante neste momento, sob vários prismas. O sistema imunológico precisa de aportes nutricionais importantíssimos para essa guerra contra a Covid-19”, declara o professor e coordenador do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes, doutor Hugo Xavier.


“Outro aspecto a se destacar é a escolha e o equilíbrio desses nutrientes na alimentação, que têm reflexo direto na qualidade alimentar”, acrescenta. 


Para o nutricionista, além do novo cenário, a conduta do profissional também é muito importante. “Há particularidades clínicas e nutricionais que precisam ser respeitadas em nossas condutas. São muitos os desafios da profissão, entre eles, a adaptação às novas tecnologias e um novo olhar à consulta nutricional, agora de forma mais remota. Vale ressaltar que o de atendimento remoto autorizado pelo Conselho Federal de Nutricionistas é uma realidade presente em tempos de pandemia do nosso profissional nutricionista “, enfatiza. 


“A tecnologia é uma aliada do benéfico para nós, desde que saibamos utilizar bem essa ferramenta. O nutricionista hoje tem um grande aliado, as redes sociais, que torna mais visível o trabalho e facilita a disseminação de informações”, complementa. 


Jornada Internacional de Nutrição
Com o objetivo de discutir as perspectivas da Nutrição no novo cenário mundial e ampliar o conhecimento de profissionais e acadêmicos, a Universidade Tiradentes, por meio do curso de Nutrição, realizará, de 26 a 28 de agosto, a XI Jornada Internacional de Nutrição e IV Encontro de Egressos de Nutrição da Unit.    


“Os eventos acadêmicos científicos são sempre momentos de novos conhecimentos, rever conceitos, troca de experiência e descobertas. No atual momento, os novos desenhos da alimentação e nutrição”, salienta.  


“Neste evento, trouxemos profissionais renomados do estado, nutricionistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente para discutirmos juntos esse novo cenário que se apresenta, o que está propício, o que pode nos fortalecer e que nutrientes podemos priorizar mantendo sempre a qualidade de vida de nossa população”, destaca.


Durante três dias de eventos, serão debatidas temáticas, como a abordagem da nutrição no controle do estresse, nutrição na gestação e aleitamento materno, introdução alimentar, ansiedade em tempos de pandemia, abordagem e terapia nutricional em pacientes com Covid-19, entre outras. 


Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação