Aracaju (SE), 06 de agosto de 2020
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 24/07/2020 às 08h00
Pub.: 24 de julho de 2020

Cristiane Porto assume coordenação do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq


Desde 2018, a professora e pesquisadora da Universidade Tiradentes, única representante de uma instituição de ensino privada, atuava como membro no comitê.


Professora doutora Cristiane Porto (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Professora doutora Cristiane Porto (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Após dois anos de atuação como membro do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica – CA-DC – do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a professora doutora Cristiane Porto assume a coordenação do referido comitê. A indicação é realizada pelos membros do CA e o mandato será de um ano. 


Cristiane é professora da Universidade Tiradentes do curso de Comunicação Social nas habilitações de Publicidade e Propaganda e Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Além disso, é editora científica do Grupo Tiradentes e diretora da Editora Universitária Tiradentes. Desde 2018, a pesquisadora é a única representante de uma instituição de ensino privada no Comitê de Divulgação Científica.


“O trabalho no Comitê de Divulgação Científica – CNPq (CA-DC) – trata-se de, ao final da chamada, analisarmos os projetos submetidos e discutirmos entre os membros qual o mérito de cada um. Este trabalho acontece pelo menos três a quatro vezes por ano, dependendo da demanda” explica a professora Cristiane Porto. 


“Só pode coordenar o comitê quem já faz parte como membro deste há pelo menos um ano. No meu caso, já são dois anos. Além do mérito, também é verificado como os projetos se enquadram na área de Divulgação Científica e como pode colaborar para seu fortalecimento e crescimento”, acrescenta. 


Porto é pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Além de docente da Unit, Porto também é pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – com estudos voltados à Cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso.


Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq, Cristiane também é integrante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – AnPED – e da Associação Brasileira de Cibercultura – ABCiber – e membro efetivo da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT– no Comitê Brasileiro 14 – Informação e Documentação.


Para a pesquisadora, a indicação demonstra o comprometimento e a dedicação à pesquisa científica, assim como enaltece à instituição de ensino. “Quando um docente assume um cargo desse nível demonstra que a IES da qual ele faz parte tem em seu quadro profissionais comprometidos com a pesquisa científica e a manutenção da seriedade das agências de fomento. Além disso, fornece maior visibilidade à instituição, fazendo-a melhor conhecida no contexto nacional”, finaliza. 


Sobre o CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa em todas as áreas do conhecimento.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação