Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 09/06/2020 às 14:56
Pub.: 09 de junho de 2020

Equilíbrio ambiental: velhos hábitos, novos tempos

Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, a coordenação do Tiradentes Conduta Consciente promoveu a live “Percepção ambiental, equilíbrio e manutenção da teia da vida”. O debate teve a mediação da coordenadora Luciana Rodrigues.

“Falar sobre o tema proposto é de grande relevância, principalmente em época de pandemia, quando temos um tempo maior para refletirmos. É o tempo que nós precisávamos para fazer uma faxina dos nossos velhos hábitos, dos nossos velhos costumes, de jogar fora tudo aquilo que a gente fazia e que não serve mais para os novos tempos”, opina a professora Luciana Rodrigues.

A docente acredita que isso só é possível a partir do momento em que o indivíduo perceba o mundo em que está inserido de um modo diferente. “É a chamada interpretação do pertencimento ao ambiente em que ele vive. Sua interpretação é de que o resgate da sensação de pertencimento vai eximir o homem da sensação de que ele é apenas um explorador dos recursos naturais, como se a natureza cumprisse apenas o papel de provedora da matéria-prima para a produção de vários produtos”, explica.

O debate virtual contou com a participação do sergipano de Pedrinhas, mestre e doutor pela Universidade de Brasília e autor de mais de 30 livros sobre a temática ambiental, Genebaldo Freire Dias.

Mestre e doutor pela Universidade de Brasília e autor de mais de 30 livros sobre a temática ambiental, Genebaldo Freire Dias (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Mestre e doutor pela Universidade de Brasília e autor de mais de 30 livros sobre a temática ambiental, Genebaldo Freire Dias (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

O professor Genebaldo utiliza o termo “normismo” para explicar que é dado ao indivíduo a impressão de que tudo que vem sendo vivido por ele sob a ótica do meio ambiente, após a revolução industrial, representa algo normal. “Essa mera interpretação da chamada “normalidade” vai tirando do indivíduo a impressão de que não é normal horas excessivas no trânsito, assim como não é normal o excesso de horas trabalhadas apenas pelo desejo de ganhar mais para gastar mais”, disse.

“É um normismo que tende a empurrar a humanidade para um abismo”, completa a professora Luciana.

O Conduta Consciente e o seu papel transformador
Segundo a professora Luciana Rodrigues, o papel do programa de meio ambiente Tiradentes Conduta Consciente, desenvolvido pela Universidade Tiradentes em Sergipe, é o de estimular e fomentar uma mudança de comportamento, com foco na perspectiva de fazer com que as pessoas compreendam que depende delas próprias a melhoria da qualidade de vida a partir de pequenas mudanças cotidianas que reflitam no bem viver individual e coletivo.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação