Aracaju (SE), 21 de setembro de 2025
POR: MPF/SE
Fonte: MPF/SE
Em: 16/07/2019 às 11:45
Pub.: 16 de julho de 2019

UFS se compromete em realizar ações contra o assédio sexual no meio acadêmico

Iniciativa é resultado de audiência pública realizada em maio pelo MPF em parceria com a OAB/SE.

Foto de reunião dentro do auditório da reitoria da UFS (Foto: Schirlene Reis/ UFS)

Foto de reunião dentro do auditório da reitoria da UFS (Foto: Schirlene Reis/ UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentou ao Ministério Público Federal um conjunto de medidas que adotou e que se encontram em implementação para o enfrentamento e a prevenção do assédio como violência de gênero no meio acadêmico. A universidade detalhou ações referentes à formação, ao acolhimento, ao atendimento psicológico, à mobilização e à divulgação do tema, que serão objeto de portaria.

A apresentação das propostas ocorreu no auditório da reitoria da UFS, na quinta-feira (11). O reitor, Ângelo Antoniolli, a vice-reitora da UFS, Iara Campello, e a equipe técnica da universidade participaram do encontro com representantes do MPF, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE e do Coletivo de Mulheres Livres.

Na reunião, a universidade se comprometeu a incluir no projeto pedagógico fundamentos e orientações a respeito da temática “violência de gênero no meio acadêmico, em especial do assédio sexual” para a comunidade UFS. O tema também será colocado em evidência por meio de exibições de filmes, documentário e mostras de fotografias.

Orientação
A orientação à comunidade acadêmica será realizada por meio de cartilha virtual com o objetivo de orientar e informar o passo a passo a ser adotado pela vítima no âmbito acadêmico e externo. Para os novos alunos, o tema vai ser colocado logo na semana de acolhimento, para que eles tomem conhecimento do assunto, recebam orientação e saibam como proceder se surgir alguma ocorrência. A UFS também se compromete a realizar campanhas de sensibilização com cartazes, panfletos e divulgação na rádio UFS.

Acolhimento
Para fortalecer o processo de acolhimento, orientação e encaminhamento, a Ouvidoria da universidade contará com equipe interdisciplinar formada por psicólogo, assistente social, pedagogo e advogado.

“A UFS foi a primeira instituição de ensino em Sergipe a adotar providências efetivas em decorrência das audiências públicas que realizamos no mês de maio”, ressalta a procuradora regional dos direitos do cidadão, Martha Figueiredo. “Esperamos que as demais instituições de ensino também se movam nesse sentido”, completa.


Mais de 10 mil empresas podem ser excluídas do Simples :: Por Marcio Rocha

Um dos maiores eventos do agronegócio em Sergipe, ExpoGlória acontece neste mês

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação