15 de janeiro de 2019
POR: Bárbara Maria
Fonte: Educa Mais Brasi
Em: 14/01/2019 às 19h35

Volta às aulas: momento de economizar


Confira dicas para a lista de compras não pesar no orçamento.


Volta às aulas: momento de economizar (Foto: Educa Mais Brasil)

Volta às aulas: momento de economizar (Foto: Educa Mais Brasil)


O ano acabou de começar, mas muitos pais já estão se preparando para a maratona da volta às aulas, pesquisando o material escolar dos filhos. O movimento está grande nas papelarias e os preços também. Essa tendência é confirmada pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), que mostra que, em 2019, os preços da categoria subiram, em média, 1,02%. 


Os gastos com material escolar pesam no bolso, mas não é só com as finanças que pais e responsáveis precisam se preocupar. É preciso ficar atento também a alguns itens solicitados nas listas escolares. A lei do consumidor proíbe que as instituições de ensino indiquem lojas, marcas ou modelos de mercadorias. Como ajuda, o Procon disponibiliza uma lista básica com os itens que não podem ser solicitados aos alunos, entre eles, estão giz, papel higiênico, copos descartáveis e caneta para quadro branco. 


Sempre bom lembrar que alguns itens são totalmente indispensáveis para os pequenos que estão na educação básica. Com um pouco de organização, pesquisas e iniciativas em conjunto com outros pais é possível equilibrar os gastos. Uma outra dica é não levar os pequenos no momento da compra e também fazer alguns orçamentos antes da escolha final. 
A troca ou compra de itens usados é outra alternativa, principalmente em relação a compra de livros. Em alguns casos, comprá-los pela internet pode reduzir os gastos em até 50%. Mas atenção, caso for comprar online, é importante ficar atento ao estado de conservação do produto. 


Mesmo que os gastos com material escolar sejam um pouco maiores do que no ano anterior, é possível economizar de outras formas, principalmente na matrícula. Isso é possível com ajuda do Educa Mais Brasil, programa com 15 anos de atuação no mercado que já beneficiou 900 mil alunos com bolsas de estudo. Se interessou? Acesse o site do Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região. Em todo país, são 300 mil vagas ofertadas para a educação básica com descontos de até 50%. A inscrição é gratuita.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação