10 de maio de 2018
POR: Assessoria FPI/SE
Fonte: Assessoria FPI/SE | Transcrita do MPF/SE
Em: 10/05/2018 às 15h01

No quarto dia de FPI em Sergipe, mais de 300 pássaros são devolvidos à natureza


Nos três primeiros dias de operação, 764 animais foram resgatados.


No quarto dia de FPI em Sergipe, mais de 300 pássaros são devolvidos à natureza (Foto: Assessoria FPI/SE)

No quarto dia de FPI em Sergipe, mais de 300 pássaros são devolvidos à natureza (Foto: Assessoria FPI/SE)

Na manhã desta quinta-feira, 10 de maio, equipe Fauna da  Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco em Sergipe devolveu à natureza 324 aves. Entre elas estavam papa capins, tico-ticos, tuins, canarinhos da terra, rolinhas roxa, rolinhas asa de canela, caboclinhos, sanhaços, vira bosta, sabiás, entre outros. Durante a FPI, a equipe recebe animais silvestres no CAIC de Propriá. A pessoa que fizer a entrega voluntária fica livre de multas e processo na Justiça.


Nos três primeiros dias de operação, foram resgatadas 706 aves, 57 jabutis e um tatu galinha nos municípios de Japoatã, Propriá, Aquidabã, São Francisco e Muribeca. Após o resgate, os bichos passam por cuidados de biólogos e veterinários. Os animais considerados aptos são devolvidos à natureza. Outros precisam passar por tratamento antes de serem libertados.  


Equipe Fauna 
Integram a equipe Fauna da FPI em Sergipe profissionais do Ibama, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, ONG Centro da Terra, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju, Universidade Federal de Sergipe e Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco.


FPI/SE
Durante a FPI/SE, mais de 200 profissionais de 28 instituições vão percorrer nove municípios para promover ações em defesa do Rio São Francisco. A coordenação é realizada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).


Instituições parceiras
Vinte e oito instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 16 órgãos federais, nove órgãos estaduais, dois órgãos municipais e uma instituição da sociedade civil organizada. Confira: Ministério Público Federal em Sergipe, Ministério Público do Estado de Sergipe, Ministério Público do Trabalho, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Fundação Nacional de Saúde, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Patrimônio da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Fundação Cultural Palmares, Capitania dos Portos de Sergipe, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Museu de Arqueologia de Xingó, Universidade Federal de Sergipe, Agência Nacional de Mineração, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe, Polícia Militar de Sergipe, Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e Centro da Terra - Grupo Espeleológico de Sergipe.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação