10 de maio de 2018
POR: Assessoria FPI/SE
Fonte: Assessoria FPI/SE | Transcrita do MPF/SE
Em: 09/05/2018 às 17h48

FPI/Sergipe apreende mais de meia tonelada e quase 4 mil litros de agrotóxicos em Dores


Dentre os produtos encontrados na Usina Campo Lindo estavam: Dual Gold, Atrasina e Norton - da classe vermelha -, considerados extremamente tóxicos.


FPI/Sergipe apreende mais de meia tonelada e quase 4 mil litros de agrotóxicos em Dores (Foto: Assessoria FPI/SE)

FPI/Sergipe apreende mais de meia tonelada e quase 4 mil litros de agrotóxicos em Dores (Foto: Assessoria FPI/SE)

Quase quatro mil litros de agrotóxicos, sem validade e receita agronômica, foram apreendidos pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco na Usina Campo Lindo, localizada no município sergipano de Nossa Senhora das Dores. No local, a equipe Agrotóxicos ainda apreendeu, nesta quarta-feira, 9, mais de meia tonelada dos produtos (agrotóxicos em pó). Dentre os defensivos agrícolas encontrados estavam: Dual Gold, Atrazina e Norton -  da classe vermelha -, considerados extremamente tóxicos e nocivos à saúde das pessoas.


A ação rendeu auto de infração da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), autuação e apreensão da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e notificação por parte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea).


Entenda
De acordo com informações da coordenadora da equipe Agrotóxico, da FPI de Sergipe, Paula Braz, a usina cultiva cana e os principais produtos encontrados pelos fiscais foram herbicidas e produtos utilizados no combate às pragas da cultura.


Em números exatos, foram apreendidos 3.719,5 litros e 562,6 quilos (em pó) de agrotóxicos. “Somente de produtos vencidos, a equipe encontrou 2.146,5 litros e 43,6 quilos. Na validade, porém, sem receita agronômica foram: 1.573 litros e 519 quilos”.


Equipe Agrotóxicos
A equipe Agrotóxicos é composta pelos seguintes órgãos: Crea/SE, Emdagro, Adema, Covisa e COE (Polícia Militar).


Instituições parceiras
Vinte e oito instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 16 órgãos federais, nove órgãos estaduais, dois órgãos municipais e uma instituição da sociedade civil organizada. Confira: Ministério Público Federal em Sergipe, Ministério Público do Estado de Sergipe, Ministério Público do Trabalho, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Fundação Nacional de Saúde, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Patrimônio da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Fundação Cultural Palmares, Capitania dos Portos de Sergipe, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Museu de Arqueologia de Xingó, Universidade Federal de Sergipe, Agência Nacional de Mineração, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe, Polícia Militar de Sergipe, Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e Centro da Terra - Grupo Espeleológico de Sergipe.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação