Aracaju (SE), 15 de agosto de 2020
POR: Site Laércio Oliveira
Fonte: Site Laércio Oliveira
Em: 17/06/2020 às 00h00
Pub.: 18 de junho de 2020

Laércio Oliveira fala em videoconferências sobre Lei do gás e atração de investimentos para Sergipe


O deputado federal Laércio Oliveira participou nos dias 16 e 17 de três videoconferências para tratar sobre investimentos no gás no Brasil e em Sergipe. Em uma das reuniões foi discutida a aprovação com urgência da lei do gás com os membros do Fórum do Gás, entre eles o coordenador Paulo Pedrosa, que também é presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). O Superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, Marcelo Menezes, também participou das reuniões.


Laércio Oliveira fala em videoconferências sobre Lei do gás e atração de investimentos para Sergipe (Foto: Site Laércio Oliveira)

Laércio Oliveira fala em videoconferências sobre Lei do gás e atração de investimentos para Sergipe (Foto: Site Laércio Oliveira)


A Nova Lei do Gás é importante para incentivar a reindustrialização do país, a geração de empregos e produção de energia mais barata. Laércio é relator da lei e lembrou que solicitou ao presidente Rodrigo Maia que seja votada o quanto antes no Plenário da Câmara dos Deputados. Pedrosa afirmou que algumas estratégias estão sendo desenvolvidas para defender essa pauta junto ao presidente da Câmara.


Sergipe possui uma grande reserva de gás natural, associado ao petróleo, e a nova lei criará condições para sua exportação. “Quero parabenizar o protagonismo e a visão de abertura e de futuro de Sergipe, alinhada com o que a gente tem visto no mundo, além do protagonismo pessoal do deputado nessa questão”, afirmou o presidente da Abrace.


Os membros do Fórum do Gás também elogiaram o artigo “Pela aprovação imediata do novo marco regulatório do gás natural” de autoria de Laércio e publicado pelo portal especializado em energia EPBR. A repercussão do artigo  foi grande, inclusive no boletim para investidores internacionais do Bradesco.


Frente Parlamentar
O deputado também conversou com representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica (Anfacer), para discutir a formação de uma Frente Parlamentar do gás natural.


O deputado lembrou que o momento é propício para a criação da Frente Parlamentar do gás, juntando os elos da cadeia produtiva consumidora. “Em função do momento que passamos a viver, essa Frente Parlamentar pode conquistar um espaço importante na Câmara dos Deputados, porque leva uma visão do consumidor sobre o gás natural e seus benefícios para a economia de todo o país. Na especificidade dessa frente, o foco deve ser centrado nas entidades de consumo, é isso que o setor do gás vai precisar”, disse.


O diretor de relações institucionais e governamentais da Anfacer, Luís Fernando Quilici, valorizou a atuação política do deputado Laércio e disse que é necessário promover um melhor entendimento do que é o consumo do gás pelas pessoas de modo direto e indireto.


“Laércio pode aglutinar muitos setores e pessoas para o processo da lei do gás. Precisamos avançar nisso e desenvolver temas importantes para o entendimento da cadeia produtiva do gás natural e sua importância para a cerâmica. Todas as pessoas dependem do gás em seu dia-a-dia, pois alimenta a indústria e os produtos fazem parte da vida das pessoas”, comentou.


O deputado disse que irá buscar a coleta de assinaturas para a formação da Frente Parlamentar, sugerindo que seja mista, composta por deputados e senadores.


Sergipe é um estado com potencial para expansão do parque industrial da cerâmica. Setor que movimenta mais de R$ 20 bilhões na economia brasileira, com produção de mais de 800 milhões de m² de peças e consumo de mais de 1 bilhão de metros cúbicos de gás, que respondem por 30% dos custos operacionais das empresas do setor.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação