Aracaju (SE), 26 de janeiro de 2026
POR: Site Laércio Oliveira
Fonte: Site Laércio Oliveira
Em: 13/05/2020
Pub.: 14 de maio de 2020

Laércio diz que reabertura das Fafens é estratégico nesse momento de crise

Em ofício enviado a diversos órgãos no último dia 11, ele lembrou que é arriscado para o setor agrícola ser totalmente dependente da importação de fertilizantes.

Laércio diz que reabertura das Fafens é estratégico nesse momento de crise (Foto: Via Site Laércio Oliveira)

Laércio diz que reabertura das Fafens é estratégico nesse momento de crise (Foto: Via Site Laércio Oliveira)

O deputado federal Laércio Oliveira comemora o anúncio do retorno das atividades da Fábrica de Fertilizantes (Fafen) em Sergipe até o fim do ano divulgado hoje pelo Jornal Valor Econômico. Ele afirmou que na última segunda-feira, 11, enviou ofícios a diversos ministérios do governo federal, Confederação Nacional da Agricultura, Petrobras defendendo a reabertura das Fafens de Sergipe e Bahia. 

O parlamentar defendeu que é um equívoco do Brasil não ter uma política de estímulo à produção de fertilizantes em seu território, sendo totalmente dependente de importação de todos os macro componentes da sua composição, indispensável para o desenvolvimento do setor agrícola, a principal atividade econômica do país. 

“Alardeamos isso quando da hibernação das FAFEN`s de Sergipe e da Bahia, sem sermos ouvidos. China, Índia e Estados Unidos mantêm as primeiras posições do ranking igualmente na produção e na demanda internacional. O Brasil, entretanto, apesar de se destacar na quarta colocação como consumidor de nitrogenados, não figura entre os principais produtores dos nutrientes N, P e K”, explicou. 

O parlamentar observou que deixar o setor agrícola brasileiro na total dependência de importação de fertilizantes, superior a 80% do seu consumo, é um flagrante equívoco. “Talvez esta crise atual possa ajudar a clarear esse entendimento. A vulnerabilidade do país nesse aspecto é irrefutável, podendo, por razões geopolíticas ou de outra ordem, em caso de haver uma interrupção prolongada do suprimento, trazer enormes implicações para a economia de todo o país”, disse. 

Ainda no ofício, o deputado abordou que o país precisa definir uma política que estimule a produção doméstica de fertilizantes, reduzindo o volume de importação. “Atualmente o produto importado tem tarifa zero e não há incidência de ICMS, ao contrário do produto nacional, onerado em operações interestaduais e carga tributária total (IR, PIS, Cofins, ICMS e CFEM). A inexistência da isonomia tributária é um enorme absurdo!”, comparou 

O deputado lembrou que em termos macroeconômicos, um cenário de substituição de importações de fertilizantes levaria a uma redução das importações brasileiras, implicando em um maior equilíbrio na balança comercial, situação bastante agravada neste momento por conta da forte alta do dólar.  

“Assim, agora que se começa a planejar o plano Pró-Brasil para retomada da economia brasileira, acredito que chegou o momento de o Governo Federal passar a olhar o setor de fertilizantes de forma estratégica e fazer a integração dos diversos projetos relacionados com o setor, buscando aproveitar a sinergia entre eles, mobilizando esforços do poder público e da iniciativa privada para esse propósito”, concluiu. 

Até o fim do ano
Segundo a publicação do Valor Econômico, a retomada deve ocorrer até o fim deste ano sob condução da Proquigel. O grupo Unigel, que centraliza a Proquigel e é responsável pelo arrendamento da unidade, é considerado o maior produtor de acrílicos e estirênicos da América Latina. Além da Fafen de Sergipe, também deve fazer parte da retomada a Fafen da Bahia. Ambas foram arrendadas em contrato firmado em novembro de 2019 entre a Proquigel e a Petrobras. 


Notícias Indicadas

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação