13 de setembro de 2018
POR: Assessoria Funesa/SE
Fonte: Assessoria Funesa/SE
Em: 12/09/2018 às 17h35

Funesa retoma cursos de atualização para os CEOs


Capacitação realizada nesta quarta abordou a avaliação sistêmica de pacientes com necessidades especiais.


Funesa retoma cursos de atualização para os CEOs (Foto: Assessoria Funesa/SE)

Funesa retoma cursos de atualização para os CEOs (Foto: Assessoria Funesa/SE)


Através da Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), a Fundação Estadual de Saúde realizou, na manhã desta quarta-feira, 12, um curso de atualização direcionado aos cirurgiões dentistas vinculados aos CEOs. Com o tema  "Avaliação Clínica: como realizar exame clínico e interpretar exames laboratoriais", o curso marcou o retorno das atividades de Educação Permanente para os servidores dos Centros de Especialidades Odontológicas, com o propósito de atualizar os profissionais, principalmente os que atendem pessoas com necessidades especiais e, dessa forma, possibilitar um correto diagnóstico, fazendo a avaliação sistêmica destes pacientes como um todo, principalmente para os encaminhamentos para a rede hospitalar.


A endodontista do CEO do município de Boquim, Carolina Borges, destacou a importância dessas capacitações. "Considero extremamente importante, porque a gente acaba ficando muito preso no dia a dia da prática clínica e esquece de se atualizar. Esse curso foi bem interessante, pois falamos sobre avaliação laboratorial; exames laboratoriais; e tipos de pacientes, como aqueles de casos mais complexos, que não estamos acostumados a atender diariamente. Esse treinamento esta sendo muito produtivo, pois abordamos sobre pacientes diabéticos, cardiopatas, e quais os exames e avaliações que devem ser feitas".


Para Reinaldo Aragão, cirurgião dentista  do CEO de Capela, participar dos encontros  é fundamental para a reciclagem dos profissionais, pois é uma forma de melhorar o atendimento, principalmente no caso dele, que trabalha com pacientes especiais, que geram muitas demandas e comprometimento sistêmico. "Enriquece o  nosso ofício. Ainda mais se tratando de profissionais que trabalham com pacientes especiais. Essas atualizações são importantes e necessárias", afirmou. 


Segundo a coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas, apesar de  auxiliar muito neste encaminhamento,  a atualização não  é feita apenas com esse objetivo, mas também serve para um tratamento odontológico seguro, principalmente de pacientes que tem alterações sistêmicas,  sejam eles cardiopatas, diabéticos ou com problemas renais. "Esse encontro buscou capacitar e atualizar os cirurgiões dentistas dos Centros de Especialidades Odontológicas estaduais, com foco na elaboração de um diagnóstico correto do paciente, em relação à saúde sistêmica e não apenas na saúde bucal, para que  sejam evitados ou amenizados problemas  secundários à procedimentos odontológicos", pontuou a coordenadora dos CEOs, Sthephany Araújo.


Sthephany informou, ainda, que, para a equipe dos CEOs, a retomada destes Cursos é muito gratificante, pois resgata a Educação Permanente para os próprios servidores da Funesa, que através dos Centros de Especialidades Odontológicas contribuem na qualificação dos serviços ofertados. Esse primeiro curso ocorreu em parceria com a Coordenação de Educação Permanente (Coepe). Até dezembro, a previsão é realizar pelo menos dois cursos. 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco