16 de julho de 2019
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 15/07/2019 às 11h40

Sergipe foi o grande destaque do Campeonato Norte-Nordeste de Badminton em Recife


A Seleção Sergipana de Badminton, foi o grande destaque do Campeonato Norte-Nordeste da modalidade, realizado entre os dias 12 e 14 de julho em Recife. A delegação sergipana já se encontra em Aracaju e comemora as 56 medalhas conquistadas. Foram 15 de ouro, 23 de prata e 18 de bronze. A delegação sergipana contou com a participação de 44 jovens atletas da capital e do interior. A competição também valeu vaga para a Copa do Brasil de Badminton, que será realizada em fevereiro de 2020.


Sergipe foi o grande destaque do Campeonato Norte-Nordeste de Badminton em Recife (Foto: Assessoria)

Sergipe foi o grande destaque do Campeonato Norte-Nordeste de Badminton em Recife (Foto: Assessoria)


Cerca de 215 atletas participaram da competição que aconteceu no Ginásio Santos Dumont, na Praia de Boa Viagem, em Recife. Com esse resultado, o Estado de Sergipe comprova mais uma vez que continua sendo uma das grandes potências desse esporte, conquistando títulos importantes a nível regional e nacional. 


A atleta Kailane Letícia, de 16 anos, aluna do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, foi um dos destaques da delegação sergipana. Representando a Academia Soginástica, Kailane conquistou 3 medalhas de ouro, duas na categoria sub 19 e uma na categoria adulta. “Mesmo com uma lesão no tornozelo no último dia de competição, Kailane não desistiu e foi para as finais. Segundo a atleta, todo esforço valeu a pena, pois queria muito essa conquista e sabia que era capaz de conquistar, tudo que faz com dedicação”, revelou o professor Wendel Mota Ribeiro, presidente da Federação Sergipana de Badminton (FSBd).


Kailane Letícia é o principal nome do Badminton em Sergipe. A atleta com apenas 16 anos é pentacampeã dos Jogos Escolares TV Sergipe, tricampeã dos Jogos Escolares da Juventude e conquistou medalhas em Campeonatos Brasileiros.


A delegação sergipana participou nas categorias sub 11, 13, 15, 17, 19, adulta, sênior e máster, conquistando medalhas em todas elas. 
Segundo o presidente da FSBd, a modalidade vem ganhando um novo patamar, com elevado nível técnico. Com apenas 8 anos do esporte em nosso estado, as conquistas nacionais vêm aparecendo ano a ano e o número de adeptos tem se multiplicado pela capital e interior.


- Também tivemos representantes das cidades de Frei Paulo, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana. Estes últimos, foram responsáveis pelo maior número de atletas e de medalhas da delegação, com 20 atletas. O Colégio Magnus fez bonito, conquistando 25 medalhas e dessa forma, garantiu algumas vagas para a Copa do Brasil - revelou o presidente Wendel. 


O professor Denis Lima, técnico do Colégio Magnus de Itabaiana, avaliou a participação do seu colégio no Norte-Nordeste como histórica e motivadora. “O Badminton é a modalidade esportiva que mais cresce aqui na Região Agreste de Sergipe. Temos praticantes de todas as idades. E uma prova do sucesso desse esporte, são as conquistas obtidas nas competições regionais e nacionais. Agora mesmo em Recife, tivemos uma participação histórica e motivadora. A modalidade ganhou a capital do agreste e hoje é referência e febre na cidade”, destacou o professor Denis Lima.  


O presidente Wendel Ribeiro destaca que a Federação Sergipana tem investido na formação de árbitros, técnicos e na melhoria da gestão e da estrutura da modalidade, o que tem rendido frutos que vão muito além das quadras. 


- As características de respeito ao adversário e suas individualidades, garra, superação e fair play, que o badminton tem, fazem com que a união e espírito de equipe só cresçam, formando jovens para a vida – concluiu Wendel.


Alunos da rede pública estadual, fazem parte da Seleção Sergipana de Badminton. São alunos da cidade de Frei Paulo, do Colégio Estadual Martinho Garcez. Ginaldo José e Wendel Lohan, conquistaram 3 medalhas. Os alunos são treinados pelo professor Antônio Barreto, da rede Estadual.


Sergipe tem pelo caminho ainda este ano três competições nacionais de Badminton. A II Etapa Nacional, que será realizada no mês de setembro, em Brasília. Em novembro acontece a III Etapa Nacional e Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau/SC.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação