Aracaju (SE), 13 de abril de 2021
POR: Lotti+Caldas Comunicação
Fonte: Lotti+Caldas Comunicação
Em: 12/03/2021 às 07h20
Pub.: 12 de março de 2021

Obras contempladas no "Janelas para as Artes" são expostas no RioMar Aracaju


Claudia Nên e Josy Mendonça trazem para o shopping as exposições ‘O Bicho que Habita em Você’ e ‘Cerzindo o Barro’, respectivamente.


O Bicho que Habita em Você (Foto: Claudia Nen/ Divulgação)

O Bicho que Habita em Você (Foto: Claudia Nen/ Divulgação)


Através do projeto ‘Janelas para as Artes’, promovido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju – Funcaju – por meio da Lei Aldir Blanc, o RioMar Aracaju acolhe duas exposições selecionadas pelo edital da Funcaju, e oferece ao público uma agenda cultural imperdível para quem aprecia as artes e peças que imprimem simbologia, criatividade e bom gosto.


O Bicho que Habita em Você
A primeira mostra responde pelo nome de ‘O Bicho que Habita em Você’ da artista plástica Claudia Nên. A exposição apresenta uma série de 10 esculturas antropomorfas – estilo que mistura características humanas e animalescas -, e tem como principal conceito a representação da violência e do poder


Com a criação das peças, a artista pretende fomentar a reflexão da sociedade sobre a violência que é latente no ser humano. “A exposição aborda esse sentimento que carregamos em nosso cotidiano, muitas vezes não percebido, mas que está ali presente. Vivenciamos diversas formas de violência como a psicológica, moral, social, racial, doméstica, sexual, infantil, no trânsito, entre tantas outras. Através da concepção das peças, a minha intenção é lançar uma proposta de reflexão à sociedade sobre o tema”, pontua a autora das esculturas.


Como uma proposta poética da exposição, a artista utiliza figuras de corpo preto com colarinho – que simboliza o poder – e cabeça na cor vermelho sangue, que representa a violência. As peças diferem nas formas, mas todas são intituladas como ‘bicho’, seres mistos carregados de características antropomórficas, fruto de pesquisa da artista, que transita no universo imaginário popular sem deixar de abordar temas contemporâneos.


A mostra ‘O Bicho que Habita em Você’ está em cartaz no RioMar Aracaju, no Espaço Cultural Casa Adentro, até o dia 21 de março.


Cerzindo o Barro
Nesta exposição individual, a arquiteta Josy Mendonça apresenta 21 peças únicas, resultado de uma imersão na matéria-prima usada em seu trabalho, que é o barro. Antes de transformar-se em uma obra de arte, o produto natural passa pelas mãos habilidosas da artista, que ressignifica e enriquece cada obra com a Renda Irlandesa de Divina Pastora, cerzindo o bordado nas peças.


Formada em arquitetura, a artista empresta toda sua bagagem profissional na criação de peças côncavas e convexas, e a sensibilidade da consciência ecológica utilizando apenas pigmentos naturais para tingir as rendas.


Nas peças únicas, Josy apresenta maturidade no manuseio do barro, imprimindo uma marca própria e conseguindo transformar a cerâmica numa expressão de liberdade.  A mostra também possui caráter social, pois parte da renda da exposição será revertida para a tribo Kariri Xocó, grupo Kaçafeyta.


A exposição ‘Cerzindo o Barro’ vai estar em cartaz no RioMar de 17 de março a 2 de abril, no segundo piso, na Central de Atendimento ao Cliente. As duas mostras funcionam no horário do shopping, ou seja, de segunda a sexta, das 9h às 21h. O acesso é gratuito.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação