Aracaju (SE), 28 de janeiro de 2026
POR: Sheyla Morales
Fonte: SM Consultoria
Em: 09/10/2020 às 13:17
Pub.: 09 de outubro de 2020

Quarteto de Flautas da Bahia, em parceria com UFS e UFBA, promove concerto virtual inédito em homenagem aos 200 anos de Sergipe

Quarteto de Flautas da Bahia, em parceria com UFS e UFBA, promove concerto virtual inédito em homenagem aos 200 anos de Sergipe (Imagem: Divulgação)

Quarteto de Flautas da Bahia, em parceria com UFS e UFBA, promove concerto virtual inédito em homenagem aos 200 anos de Sergipe (Imagem: Divulgação)

Diante de um novo contexto social que o mundo passa pelo surgimento da Covid-19, inúmeras universidades e instituições culturais estão se dedicando à produção e veiculação de vídeos na área musical, como forma de apaziguar os efeitos do distanciamento social e dar continuidade aos trabalhos  artísticos e culturais. Por isso, no dia 13 de outubro, às 19h, o Quarteto de Flautas da Bahia realizará  um concerto virtual de flauta transversal no seu canal do YouTube.

O repertório é rico e será apresentado por flautistas de renome como Lucas Robatto,  João Liberato, Leandro Oliveira e Rafael Dias, que fazem parte do quarteto. O repertório será  constituído por peças inéditas que homenageiam o bicentenário de Sergipe e  celebram semelhanças e relações culturais com a Bahia, Estado irmanado pela história  antiga e origem territorial em comum.

“Teremos em primeiro lugar a peça Três  Emoções, do compositor Rafael Dias. Cada um dos três movimentos da peça evoca um  aspecto músico-cultural de Sergipe. No primeiro movimento um xaxado – gênero  musical típico do Nordeste – evoca momentos vividos pelo pai do compositor durante  a infância na feira popular da cidade sergipana de Carira. O segundo movimento evoca  o toque de Angola, em alusão à cultura negra presente na comunidade quilombola da  Mussuca. O terceiro movimento é um frevo que faz homenagem ao bloco de carnaval  Zé Pereira, de Neópolis”, explicou o flautista que faz parte do concerto, e é professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe, João Liberato.

Ainda de acordo com a organização do evento haverá a peça Similitudes, do premiado compositor  Fernando Cerqueira. Essa peça evoca as semelhanças de forma mais simbólica,  abstrata, com base serial-dodecafônica, fugindo do tonalismo das escalas, com cores  e timbres que resultam da densidade do contraponto-harmonia e das implicações  sonoras características do quarteto de flautas transversais.

Sobre como ocorrerá o concerto, o flautista e um dos organizadores, João Liberato, explica. “Todo o processo de gravação e ensaios foi feito com a utilização de  protocolos de segurança contra Covid-19. É importante salientar que além do concerto, o Quarteto realizará um  debate virtual muito importante no mesmo dia 13 de outubro, só que às 20h. No debate trataremos sobre protocolos de segurança  testados e desenvolvidos durante as gravações e ensaios”, destaca.

Para quem participar do debate terá a oportunidade de interagir com os músicos do Quarteto; com o compositor Fernando Cerqueira; com o  flautista sueco Anders Ljungar-Chapelon (professor da Lund University) e com os  técnicos de gravação Beto Santana e Vavá Furquim.

A programação está recheada de profissionais de destaque no cenário da música instrumental que se juntaram para levar, em meio a tantas mortes com a pandemia do novo Coronavírus, momentos de relaxamento e fortalecimento da cultura da flauta transversal, além de estreitar os laços acadêmicos e artísticos entre a Bahia  e Sergipe.

Para quem ainda não conhece o Quarteto de Flautas da Bahia,  este é um conjunto que compõe um projeto desenvolvido através de parceria entre a  Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal de Sergipe, contando com  docentes e discentes das duas instituições. É formado pelos flautistas Lucas Robatto,  João Liberato, Leandro Oliveira e Rafael Dias.  

SAIBA MAIS SOBRE OS CONCERTISTAS
Lucas Robatto

É Professor da Universidade Federal da Bahia e flautista principal da Orquestra Sinfônica da  Bahia (OSBA). Ocupa atualmente o cargo de Coordenador dos Programas Profissionais da Área  de Artes da CAPES. Realizou graduação e mestrado na Escola Superior de Música de Karlsruhe  (Alemanha), e Doutorado na Universidade de Washington, Seattle (Estados Unidos). Tem feito  apresentações no Brasil, Itália, Alemanha, Suíça, Argentina, Estados Unidos e Canadá. Foi  premiado nos seguintes concursos: Concurso Eldorado (1995), Concurso de Música de Câmara  Santa Marcelina – SP (1995), Concurso Jovens Cameristas – Paraíba (1996), Concurso  Internacional de Música de Câmara de Buenos Aires (1996), Concerto Competition da  Universidade de Washington (1998) ), e Prêmio BRASKEM Arte e Cultura - Bahia (2002).

João Liberato
É Professor do Departamento de Graduação em Música da Universidade Federal de Sergipe.  É doutor em música pela UFBA e pela Lund University/Malmö Academy of Music (Suécia). É  também Mestre em Música pela UFBA e Bacharel em Flauta Transversal pela UFBA. Premiado  no I Concurso Norte/Nordeste de Música de Câmara com o Prêmio Melhor Intérprete de  Música Brasileira; ganhador do Primeiro Prêmio no Concurso Estadual Flauta no Barroco,  promovido pela Associação Musical Barroco na Bahia. Tem feito apresentações no Brasil,  Suécia e Áustria. Atuou também como Professor do Conservatório de Música do Estado de  Sergipe e ocupou o cargo de Primeiro Flautista da Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe.

Leandro Oliveira
É formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, e Bacharel pela Universidade  Estadual Paulista - UNESP. Aprovado, recentemente, no mestrado do PPGPROM-UFBA. Foi flautista principal da Sinfônica Heliópolis (Orquestra principal  do Instituto Baccarelli) entre 2008 a 2016. Foi vencedor do concurso de Interpretação de  Música Brasileira (Centro de Música Brasileira) 2009, do Concurso Nacional de Jovens  Flautistas (ABRAF) 2010, e do Prêmio Nabor Pires Camargo (Choro) 2013 e 2017. Já se  apresentou com importantes orquestras brasileiras, dentre elas: Filarmônica de Goiás,  Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra acadêmica  Mozarteum.

Rafael Dias
Realizou graduação e mestrado em Flauta Transversal na UFBA. Atualmente é doutorando em  Performance Musical nessa mesma instituição. Atuou como flautista e professor do NEOJIBA  entre 2012 e 2016. É também membro fundador do grupo Troca Interativa, onde atua como  performer e compositor.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação