Aracaju (SE), 30 de maio de 2020
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 15/05/2020 às 06h30
Pub.: 15 de maio de 2020

Unit realiza Maratona de Educação e Saúde


Serão debatidos assuntos relacionados ao distanciamento social, integrando os temas educação, saúde, direito, engenharia e biotecnologia.


Unit realiza Maratona de Educação e Saúde (Foto: Divulgação/ Unit)

Unit realiza Maratona de Educação e Saúde (Foto: Divulgação/ Unit)


O isolamento social exige que as pessoas fiquem em casa e adaptem suas rotinas, seja de trabalho ou de estudos. A tecnologia tem sido aliada desse momento de mudanças provocado pela pandemia de Covid-19 e instrumento de conhecimento para os Programa de Mestrados e Doutorados da Universidade Tiradentes (Unit), o PPED, o qual realiza a primeira Maratona de Educação e Saúde. O evento que começou na última segunda-feira (11) terá sequência dias 18 e 25, com transmissão pelo youtube.


A organização do evento é dos professores Cristiano Ferronato, coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit e Margarete Zanardo Gomes, coordenadora do programa de pós-graduação em saúde e ambiente e professora do curso de Enfermagem e objetiva debater questões relacionados ao distanciamento social, integrando os temas educação, saúde, direito, engenharia e biotecnologia.


“Já vínhamos desenhando há algum tempo esse projeto entre os programas, que é uma demanda nossa do grupo, de integrar as discussões feitas nos programas de Pós-Graduação de Educação, Saúde, Direito, Engenharia e Biotecnologia. O atual momento foi propício porque, apesar da distância, o online nos possibilita agilidade e mobilização maior das pessoas”, afirma Ferronato.


Questionado se a pandemia antecipou uma tendência de ensino online, que já se desenhava há algum tempo, Ferronato afirmou que se percebe o fortalecimento do online e a necessidade de reinvenção do docente.


“O ensino online já se desenhava. A pandemia tem exigiu uma reinvenção do professor. De uma semana para outra, tivemos o fechamento de escola, docentes tendo que se acostumar com câmera, edição de imagem. Os desafios e angústias são enormes porque há uma falta de treinamento. Por mais que a gente já tenha um ensino à distância há algum tempo, saímos do presencial para trabalhar online. Esse modelo tem que ser rediscutido porque o ensino à distância não é fácil, depende da motivação e da maturidade do aluno”.


Programação
Os próximos eventos ocorrem dia 18, com debate sobre Programa de Saúde na Escola: Promoção da Saúde e de atividades preventivas em tempos de COVID-19; e dia 25, com o tema Experiências e estratégias para o ensino telepresencial em Medicina em períodos de contingência.


Confira a programação https://portal.unit.br/maratona-de-educacao-e-saude/.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação