23 de dezembro de 2019
POR: Assessoria do Evento
Fonte: Assessoria do Evento
Em: 23/12/2019 às 13h05

Nino Karvan e Alberto Silveira em: "De Lua, Canções de Luís Gonzaga"


Abrindo a temporada do Café da Gente, sucesso de público e crítica, juntos novamente, esses dois expressivos nomes da música produzida em Sergipe apresentam um formato novo para o repertório tão consagrado de um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.


Nino Karvan e Alberto Silveira em: "De Lua, Canções de Luís Gonzaga" (Foto: Via Assessoria do Evento)

Nino Karvan e Alberto Silveira em: "De Lua, Canções de Luís Gonzaga" (Foto: Via Assessoria do Evento)


A voz marcante, de sotaque nordestino e afinação precisa de Nino Karvan mescla-se ao exímio violão de Alberto Silveira, que lança mão de técnicas expandidas, como tapping, two hands e scordatura, onde as cordas de aço ganham uma coloração e sonoridades muito peculiares. Nino tem 4 discos autorais e participou de mais de 20 festivais em Sergipe, e pelo Brasil, tendo sido vencedor em oito deles. Nino também faz parte da banda belgo/brasileira Anavantou, que faz anualmente turnês por Festivais Europeus. Alberto tem um disco autoral, venceu o Prêmio Aperipê de Música na categoria instrumental em 2011 e foi finalista do Festival Nacional da ARPUB no mesmo. Participa também da banda Coutto Orquestra.


O repertório é composto basicamente pela fase dos anos 40, 50 da carreira de Luís Gonzaga, com canções como Légua Tirana, Acauã e A Volta da Asa Branca, ou seja, a época de ouro do baião traduzida em um show com voz e violão apenas. Duas exceções são A morte do Vaqueiro de 1963 e A Hora do Adeus de 1967.  Trata-se de um espetáculo intimista e que deve ser apresentado, de preferência, em teatros, auditórios, etc.


Em que pese a marca do regionalismo nordestino sempre presente nos trabalhos solos dos dois artistas, o concerto “De Lua, Canções de Luís Gonzaga” trata-se de uma experiência nova para os dois, pelo fato de nunca terem trabalhado o repertório do Rei do Baião em seus projetos. Ambos são compositores e sempre privilegiaram em seus projetos solos, os seus trabalhos autorais.


O concerto tem a duração de aconchegantes 75 minutos, durante os quais a plateia é envolvida numa atmosfera sertaneja e brejeira marcadamente presente no inconsciente coletivo do povo nordestino e brasileiro, possibilitando um envolvimento espontâneo do público presente.


O Show gerou um álbum de mesmo que encontra-se em fase de pós-produção e será lançado ainda no segundo semestre de 2019 e contra com a produção musical do violonista Ricardo Vieira, do Duo Vieira.


O Café da Gente fica anexo ao Museu da Gente Sergipana e é um dos mais importantes espaços culturais de Sergipe. Brindará o público com um espetáculo para começar o ano de 2020 com o pé direito e arte da melhor qualidade.


SEXTA-FEIRA | 10 DE JANEIRO | 20H | CAFÉ DA GENTE
COUVERT R$30
Nosso Dom Produções

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação