20 de novembro de 2019
POR: Osanilde Oliveira
Fonte: Assessoria do Evento
Em: 20/11/2019 às 09h28

Sebrae promove II Mostra Sabores e Saberes de Sergipe


Onze comunidades tradicionais sergipanas participam da II Mostra Sabores e Saberes de Sergipe, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Oceanário de Aracaju. O Sebrae Sergipe é o realizador do evento, através do Projeto CRIATIVE.SE, que visa identificar e fortalecer empreendedores/as sergipanos/as dentro da cadeia da Economia Criativa, que envolve os setores das artes e das culturas em vários segmentos.


Sebrae promove II Mostra Sabores e Saberes de Sergipe (Foto: Alexandre Alcântara)

Sebrae promove II Mostra Sabores e Saberes de Sergipe (Foto: Alexandre Alcântara)


Com o objetivo de visibilizar os saberes das 11 comunidades tradicionais participantes do evento (quilombos, povo de terreiro e o grupo indígena Xokó), bem como incentivar o intercâmbio de conhecimentos destas comunidades com chefs de cozinha e pesquisadores/as, o Sebrae possibilita a criação de redes de contato, incentivando a economia criativa através da gastronomia, com vistas a impactar a sua repercussão nas áreas da Cultura, Artesanato e Turismo. 


A participação de chefs sergipanos que são “madrinhas e padrinhos” das comunidades acontece no sentido de ampliar a visão sobre os produtos encontrados em cada território, estimulando a criação de novas receitas. A questão da sustentabilidade e do uso integral do alimento é também um importante recorte dessa ação, que pretende abrir novas perspectivas de mercado para as comunidades participantes, colocando em evidência os saberes ancestrais das identidades sergipanas em diálogo com novos repertórios apresentados pelos chefs de cozinha. Nesse sentido, o Sebrae garante a interlocução da tradição com a inovação, itens fundamentais de uma ação que se realiza no âmbito da Economia Criativa. 


Como no ano passado, também na segunda edição da Mostra Sabores e Saberes de Sergipe, a Mostra conta com o apoio e a colaboração do chef maranhense Júnior Ayoub, idealizador do projeto “Da Semente ao Sorriso”, uma ação que promove a conexão entre o conhecimento científico sobre os alimentos, em diálogo com os saberes tradicionais, valorizando tanto a pesquisa e as inovações quanto a sabedoria popular e as culturas regionais próprias de cada realidade. 


“As comunidades tradicionais sergipanas possuem imensa riqueza cultural e gastronômica, preservando modos de fazer ancestrais, que remetem a festas populares, a memórias afetivas ligadas ao alimento e a tradições que mobilizam gerações. Num mundo globalizado, onde as tecnologias avançam modificando e diminuindo distâncias geográficas, percebemos também a perda da nossa identidade e a beleza da nossa essência. A Mostra Sabores e Saberes de Sergipe pretende partilhar com o público a importância de valorizarmos a nossa identidade gastronômica, através do resgate dos saberes e sabores da nossa culinária ancestral”, afirma Júlia Vasconcelos, gerente da Unidade de Suporte a Negócios, área responsável pelo evento no Sebrae Sergipe. 


A Mostra contará com a participação das seguintes comunidades tradicionais: Filhos de Obá (terreiro de Laranjeiras), povo indígena Xokó (Porto da Folha), doceiras do povoado Cabrita (São Cristóvão) e os quilombos: Lagoa dos Campinhos (Amparo de São Francisco), Bongue (Ilha das Flores), Terra Dura-Coqueiral (Capela); Porto D’Areia (Estância), Maloca (Aracaju), Alagamar (Pirambu), Mussuca (Laranjeiras) e Sítio Alto (Simão Dias). 


A Mostra será aberta ao público em geral das 16h às 22h, com entrada gratuita. Os pratos terão o preço de R$ 10. O visitante poderá desfrutar, além da variedade de pratos que serão vendidos, também de apresentações culturais, venda de artesanato e boa música ao vivo. 


Durante a Mostra acontecerão rodas de conversa a partir das 16h e aulas show com renomados chefs convidados no espaço da Arena Gastronômica, no próprio Oceanário de Aracaju. 


Os chefs sergipanos que apóiam as comunidades tradicionais sergipanas na criação de novas receitas são: Danila Duarte, François Ozzane, Fernando Fraga, Luciano Moreira, Lucas Montes, Jô Silveira, Léo Vieira e Tânia Farias. 


Apoiadores do projeto: Oceanário de Aracaju, Aquários Hotel, Unit (através da Faculdade de Gastronomia), a Secretaria de Agricultura do Estado de Sergipe (SEAGRI), os restaurantes Dona Divina, Alma Bistrot, Bubalinos, Paisano, Fábrica e La Vecchia.


Serviço
Evento:
II Mostra Sabores e Saberes de Sergipe
Local: Oceanário de Aracaju
Data: 28, 29 e 30 de novembro
Realização: Sebrae
Apoio: Oceanário de Aracaju, Aquários Hotel, Unit (através da Faculdade de Gastronomia), a Secretaria de Agricultura do Estado de Sergipe (SEAGRI), os restaurantes Dona Divina, Alma Bistrot, Bubalinos, Paisano, Fábrica e La Vecchia.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação