25 de setembro de 2019
POR: Raquel Passos
Fonte: Unit
Em: 24/09/2019 às 21h09

Dia da Livre iniciativa deve realizar dois mil atendimentos gratuitos neste sábado, 28/9


A 13ª edição da iniciativa acontecerá na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais, com serviços de saúde básica, orientações jurídicas e emissão de carteira de identidade.


 
A expectativa para este ano é realizar dois mil atendimento gratuitos (Foto de arquivo: Unit)

A expectativa para este ano é realizar dois mil atendimento gratuitos (Foto de arquivo: Unit)


O Dia da Livre Iniciativa é um evento que reúne práticas de cursos das áreas da saúde e humanas da Universidade Tiradentes – Unit – com o objetivo de atender, gratuitamente, toda a população. Neste sábado, 28, a manhã de cidadania será de 8h às 12h e espera receber dois mil sergipanos.


Nesta 13ª edição do Dia da Livre Iniciativa, serão ofertados cerca de 30 serviços básicos de atenção à saúde. O cidadão ainda contará com orientações jurídicas por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit, do curso de Direito.


Para o coordenador de Extensão, professor Geraldo Calazans, o Dia da Livre Iniciativa é uma prestação de contas da instituição à sociedade. “Ao tempo em que há a preocupação da instituição com a responsabilidade social, favorecendo a sociedade com serviços de qualidade, o momento também serve para evidenciar à sociedade a qualidade dos serviços que a Unit desenvolve em suas atividades de extensão”, explica Geraldo. “Resulta, ainda, em experiência extramuros aos discentes”, finaliza.


Em 2018, evento realizou 1.604 atendimentos. “A expectativa para este sábado é realizar dois mil atendimentos”, avalia a assessora da coordenação de Extensão da Unit, Cristiane Santana.


Dia da Livre Iniciativa
Serviços como: consultas médicas, atendimentos odontológicos, escovódromo, orientações nutricionais e fisioterápicas, oficina de produtos naturais medicinais, exames de glicemia, aconselhamento psicológico, atividades educativas relacionadas à Saúde da Mulher, doação de preservativos femininos e masculinos, aferição de pressão arterial e vacinação (Hepatite B e Tétano).


Estas iniciativas serão desenvolvidas por estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Odontologia e Medicina. Além de atividades recreativas infantis, corte de cabelo, fruto de ações dos cursos de Pedagogia (EAD e presencial), e de Estética e Cosmética.


Emissão de Carteira de Identidade
Graças à parceria da Unit com a Secretaria de Segurança Pública – SSP – serão emitidas 150 carteiras de identidade, tanto primeira quanto segunda via. Alunos do curso de Comunicação Social realizarão as fotos 3×4 que serão reveladas na hora. Basta que o cidadão leve a documentação necessária que o documento será entregue em seguida.


Documentos necessários
1º via (pessoas até 17 anos):
certidão de nascimento original ou cópia autenticada; Comprovante de residência original e cópia em nome da pessoa ou dos pais; CPF (se tiver e quiser incluí-lo); e duas fotos 3×4.


Para pessoas com idade superior a 18 anos, a 1ª via da identidade só poderá ser emitida no Instituto de Identificação.


2ª via (pessoas com 18 ou mais): carteira de identidade antiga; Certidão de nascimento (se solteiro/a) ou certidão de casamento original ou cópia autenticada dos documentos citados; se viúvo (a), certidão de óbito original e cópia. Se separado (a) judicialmente ou divorciado (a), a averbação tem que constar na certidão de casamento; comprovante de residência original e cópia em nome da pessoa; cópia do CPF.


Importante: se a pessoa perdeu o RG, apresentar o B.O., certidão de nascimento e cópia do RG legível. Só será colocado o número do CPF com a apresentação do CPF original ou documento da Receita Federal, CNH ou Carteira profissional de trabalho.


Só serão inseridas as profissões de lavrador, pescador, artesão e marisqueiro com apresentação da declaração ou carteira do sindicato.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação