Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2026
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 02/09/2019
Pub.: 02 de setembro de 2019

Sinfonia Renana, de Schumann, e outras grandes obras serão destaque da Temporada da Orsse

Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Atheneu.

Sinfonia Renana, de Schumann, e outras grandes obras serão destaque da Temporada da Orsse (Foto: Alicia Mendes/ Governo de Sergipe)

Sinfonia Renana, de Schumann, e outras grandes obras serão destaque da Temporada da Orsse (Foto: Alicia Mendes/ Governo de Sergipe)

Na próxima quinta-feira, 05 de setembro, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob a batuta de seu diretor artístico, maestro Guilherme Mannis, retorna aos palcos do Teatro Atheneu para a performance de importantes obras do repertório orquestral ocidental. Em destaque, a famosa Sinfonia nº3, Renana, do compositor romântico alemão Robert Schumann, além da Abertura “Festival Acadêmico”, de Johannes Brahms, e da brasileira Sinfonietta nº1, de Heitor Villa-Lobos.

A Sinfonia nº 3 de Schumann é um marco, tanto na carreira pessoal do compositor quanto em sua concepção de música e temática. Considerada por Tchaikovsky o ponto máximo da produção de Schumann, esta obra foi composta entre os dias 2 de novembro e 9 de dezembro de 1850. Atesta Wasielewski, regente da orquestra de Düsseldorf, que a obra é inspirada na catedral de Colônia, que o compositor visitou em setembro de 1850 e no início de novembro do mesmo ano, nesta última vez para a elevação do Arcebispo de Colônia ao título de Cardeal. O último movimento da peça, Lebhaft, retoma a vivacidade e a energia dos trechos iniciais, com o intuito de se traduzir, musicalmente, o fluxo e a turbulência das opulentas águas do Reno.

Já Heitor Villa-Lobos é o principal compositor brasileiro de todos os tempos. Sua Sinfonietta nº1 é datada de 1947, época em que o compositor teve grande atuação didática no país, com a implementação de programas públicos de canto orfeônico e musicalização. Trata-se de uma obra em que se evidencia o profundo domínio composicional por parte de Villa-Lobos, visto pelo compositor francês Olivier Messiaen como um dos maiores orquestradores da história da música em todos os tempos.

Completa o programa a Abertura “Festival Acadêmico”, de Johannes Brahms, concebida para a comemoração da concessão de um título de Doutor “Honoris Causa” pela Universidade de Breslau ao compositor.

Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, do Governo de Sergipe.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação