21 de fevereiro de 2019
POR: Assessoria do Evento
Fonte: Assessoria do Evento
Em: 21/02/2019 às 13h42

Bloco da Prevenção desfilará no carnaval de Aracaju


Abadá pode ser adquirido no Centro Administrativo da Saúde, basta levar  uma lata ou dois pacotes de 200g de leite em pó  nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.


Bloco da Prevenção desfilará no carnaval de Aracaju (Imagem: Divulgação)

Bloco da Prevenção desfilará no carnaval de Aracaju (Imagem: Divulgação)


O Bloco da Prevenção estará mais em mais um ano levando conscientização no Carnaval, ele desfilará na segunda-feira, 4, às 16 h, dentro do tradicional Bloco Rasgadinho, do bairro Cirurgia. A agremiação que prega a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis desfilará com 500 foliões, que serão puxados pela Banda Estação da Luz. A concentração acontecerá a partir das 14h, na região do Rasgadinho.


Com o slogan ‘Prevenção e Solidariedade’, o bloco é acessível a qualquer cidadão que queira participar da folia, bastando para isso trocar o abadá por uma lata ou dois pacotes de 200 gramas de leite em pó. “É importante salientar que são 500 abadás para troca”, disse o gerente do Programa IST/Aids, informando que o ponto de troca será no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha.


A troca do abadá irá ocorrer nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, ou seja, quinta e sexta-feira da próxima semana, a partir das 8 horas, segundo informou Almir Santana.  “Esperamos contar com a participação da sociedade e dos trabalhadores da Secretaria de Saúde para que, juntos, possamos passar a mensagem da prevenção e da solidariedade enquanto brincamos o Carnaval”, reforçou o gerente.


Almir Santana informou que as latas de leite adquiridas com a troca pelo abadá serão destinadas a pessoas que vivem com o HIV, o vírus da Aids. Os produtos arrecadados serão enviados à Associação Bom Samaritano que, por sua vez, fará a distribuição com os beneficiários, a partir de critérios por ela estabelecidos.  


“Temos 220 mulheres soropositivas cadastradas na associação, além e crianças vivendo com o vírus ou expostas a ele, bem como idosos. Por isso, é com muita alegria que temos de volta o Bloco da Prevenção, que traz o importante alerta para o cuidado com a saúde, ao mesmo tempo em que promove também solidariedade”, declarou a coordenadora da associação e do Movimento das Cidadãs Positivas, Fátima Souza.


Uma dose de história
O Bloco da Prevenção saiu às ruas pela primeira vez no ano de 1992, completando agora 27 anos de existência. Marcando presença no Pré-Caju desde o seu início, o bloco desfilava no primeiro dia da prévia carnavalesca, chegando a arrastar quatro mil foliões, tamanho o sucesso da iniciativa pioneira no Brasil, quando o assunto é prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação