Aracaju (SE), 17 de abril de 2021
POR: Aldaci de Souza
Fonte: Rede Alese
Em: 01/04/2021 às 00h00
Pub.: 05 de abril de 2021

PL declara Cristo de São Cristóvão como Patrimônio Histórico


Os deputados aprovaram na sessão mista desta quarta-feira, 31, na Assembleia Legislativa de Sergipe, o Projeto de Lei nº 21/2021 de autoria do deputado Ibrain Monteiro (PSC), declarando o Cristo Redentor, situado no  município de São Cristóvão, Patrimônio Histórico, Cultural e Material do Estado de Sergipe.


PL declara Cristo de São Cristóvão como Patrimônio Histórico (Foto: Cleverton Ribeiro/SE)

PL declara Cristo de São Cristóvão como Patrimônio Histórico (Foto: Cleverton Ribeiro/SE)


No documento, o parlamentar lembra que no ano de 1926 foi inaugurado o Cristo Redentor na Colina de São
Gonçalo em São Cristóvão/Se, o qual, segundo pesquisadores da Faculdade de Belas Artes de São Paulo, é o mais antigo e original, pois diverge da matriz carioca. 


“O Cristo Redentor sergipano foi construído entre os anos de 1924 e 1926, na Colina São Gonçalo,  tem 16 metros de altura e fica a dois km do Centro Histórico da cidade de São Cristóvão. A obra foi encomendada pelo Governo de Graccho Cardoso (1922/1926), ao arquiteto Bellando Belandi. Seus dois braços não estão completamente abertos, mas demonstram uma ternura de quem chama para um abraço”, destaca o texto, lembrando que até meados da década de 1980, o Cristo era um legítimo atrativo turístico da cidade histórica, além de proporcionar o lazer das famílias,  festas populares, excursões escolares e missas campais.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação