30 de dezembro de 2019
POR: Assessoria Prefeitura de Japaratuba
Fonte: Assessoria Prefeitura de Japaratuba/ Via Destaque Comunicação
Em: 28/12/2019 às 00h00

Em Japaratuba tem guerra de cabacinhas na Festa de Reis


Quem visita o município de Japaratuba no início do próximo mês, é recebido pelos moradores com rajadas de uma conhecida bolinha recheada com água: A cabacinha. O artefato produzido a base de parafina se tornou o principal elemento da festa profana de Santos Reis e São Benedito, realizada anualmente por estimular uma gostosa e refrescante brincadeira entre os foliões.


As cabacinhas são feitas nas praças da cidade para abastecer os "guerreiros" (Foto: Sergipe em Fotos)

As cabacinhas são feitas nas praças da cidade para abastecer os "guerreiros" (Foto: Sergipe em Fotos)


Apesar do festejo acontecer durante a estação mais quente do ano, o verão, e a cabacinha ter um teor altamente refrescante, sua introdução no evento se deu com outra finalidade. A antiga ‘bolinha de cheiro’ foi inserida para aguçar o instinto da paquera entre os participantes.


Segundo historiadores, as pessoas colocavam água perfumada dentro da bola de parafina e arremessavam nas outras com a intenção de agradar, chamar a atenção. A cabacinha era usada para atrair. Em Aracaju, por exemplo, a bolinha chegou a ficar conhecida como “limão de cheiro”. Com o passar do tempo, a utilização da Cabacinha no festejo perdeu sua essência.


Fonte de renda
Mesmo depois da mudança, o artefato continua sendo um dos principais atrativos da festa, tornando-se, inclusive, fonte de renda para milhares de famílias que passaram a fabricá-las. De acordo com informações das próprias ‘cabacinheiras’, são produzidas para os três dias de festa, por cada artesã, cerca de quatro mil cabacinhas.


Além das famosas bolinhas de parafina, as grandes atrações, contratadas para o evento, também colaboram para que a festa de Santos Reis seja atualmente, considerada como um dos maiores festejos interioranos de Sergipe. Para cada noite de festa Japaratuba costuma receber milhares visitantes, que vão à cidade curtir as festas popular e religiosas. Muitas pessoas Durante o dia são atraídas à Japaratuba particularmente para ‘guerrear’ com as cabacinhas.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação