30 de dezembro de 2019
POR: Stephanie Macêdo
Fonte: Rede Alese
Em: 27/12/2019 às 00h00

O Forró de Sergipe como Patrimônio Cultural e Imaterial


Deputado estadual Garibalde Mendonça (Foto: Jadilson Simões/ Rede Alese)

Deputado estadual Garibalde Mendonça (Foto: Jadilson Simões/ Rede Alese)

O Projeto de Lei (PL) de nº 198 de 2019  que declara  “O FORRÓ” como Patrimônio  Cultural e Imaterial de Sergipe foi aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa de Sergipe. O projeto, de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), será encaminhado para o Poder Executivo a fim de ser sancionado pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).


De acordo com o deputado, o projeto de lei visa, unicamente, a preservação e a valorização  da cultura sergipana. “Em Sergipe o forró faz parte da cultura da nossa gente, onde o envolvimento coletivo confirma  sua importância nas vivências sociais e familiares. Nosso forró traz um diferencial dos demais estados do Nordeste, se transformando em um imenso arraial, se propagando nos demais 75 municípios”, explicou Garibalde.


A justificativa do projeto destaca que é no período junino que o forró tem seu ponto culminante, e que evento está associado a acontecimentos da época como queima de fogueiras, lançamento do barco de fogo, apresentações de quadrilhas juninas, entre outros. “Vale lembrar que o forró envolve uma cadeia produtiva  abrangente de ritmos e sonoridades, empregando uma enorme quantidade de pessoas ao seu entorno. Por isso  a importância de resguardar a nossa cultura”, defendeu Garibalde. 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação