29 de abril de 2019
POR: Tarcila Olanda
Fonte: Assessoria Museu da Gente Sergipana
Em: 29/04/2019 às 16h13

Bacamarteiros de Pernambuco e Sergipe se encontram no Largo da Gente Sergipana


O encontro será no próximo sábado, 04, para a entrega dos tradicionais bacamartes pernambucanos aos brincantes de Sergipe.


Bacamarteiros de Pernambuco e Sergipe se encontram no Largo da Gente Sergipana (Foto: Via Assessoria Museu da Gente Sergipana)

Bacamarteiros de Pernambuco e Sergipe se encontram no Largo da Gente Sergipana (Foto: Via Assessoria Museu da Gente Sergipana)

No próximo sábado, 4 de maio, às 19h, o Largo da Gente Sergipana será palco de encontro entre bacamarteiros de Sergipe e Pernambuco. Na ocasião, os bacamarteiros de Sergipe receberão dos pernambucanos as tradicionais garruchas, tipo de bacamarte utilizado pelos grupos tradicionais de Pernambuco para brincar o folguedo. À beira do Rio Sergipe, em um dos mais importantes pontos de referência e homenagem à cultura popular do Estado, também acontecerão apresentações de dez grupos de bacamarteiros com a descarga dos bacamartes. O evento é idealizado pelo grupo de Bacamartes Treme Terra com o apoio do Instituto Banese.


De Pernambuco virão os brincantes da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (Sobac -Cabo de Santo Agostinho), com título de Patrimônio Vivo de Pernambuco; Bacamarteiros de Palmares; Bacamarteiros de Belém de Maria e os Bacamarteiros de Abreu e Lima. Representando Sergipe estarão presentes o grupo de Bacamarteiros Treme Terra (Japaratuba); Bacamarteiros da Missão (Japaratuba); Batalhão de Bacamarteiros do Povoado Pinga Fogo (General Maynard); Bacamarteiros de Capela; Cangaceiros de Capela e Bacamarteiros de Aracaju.


I Encontro de Bacamarteiros
No dia seguinte, 05 de maio (domingo), a partir das 09h, acontecerá o I Encontro de Bacamarteiros de Sergipe. O evento será realizado no Sítio do Sílvio, Estrada Fazendinha, em Capela. A programação contará com exposição de bacamarteiros, demonstração da fabricação da pólvora, apresentações dos grupos de bacamarteiros e shows de forró pé de serra.


Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral. Para mais informações, entrar em contato com o bacamarteiro Luiz Américo, do Grupo de Bacamartes Treme Terra, pelo telefone (79) 99999-2522.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco