26 de abril de 2019
POR: Lívia Lessa
Fonte: Assessoria do Evento
Em: 26/04/2019 às 13h14

Pesquisadora lançará biografia do político Euvaldo Diniz


O lançamento do livro escrito pela secretária municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco, será no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda.


Pesquisadora lançará biografia do político Euvaldo Diniz (Imagem: Divulgação)

Pesquisadora lançará biografia do político Euvaldo Diniz (Imagem: Divulgação)


Na próxima segunda-feira, 29, no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, às 18h, acontecerá o lançamento do livro biográfico “Euvaldo Diniz: o arrojado”. Trata-se de mais uma produção da historiadora, professora e pesquisadora Josevanda Mendonça Franco.


A obra conta com uma linguagem clara, direta e  facilmente compreensível. Para a autora, escrever a biografia foi uma tarefa desafiadora e inquietante.   “Quando fui convidada para escrever a biografia de Euvaldo Diniz Gonçalves, confesso que pouco conhecia da vida desse político sergipano”, relembra a autora.  “Ao emergir no trabalho de pesquisa para organizar esta produção biográfica, fui surpreendida pela riqueza de vida familiar, social e política observada pela ótica da história com o reconhecimento dos feitos”, complementa.


Segundo Josevanda Mendonça Franco, além do filho, irmão, tio afetuoso, marido apaixonado, pai amoroso e presente, amigo fiel, Euvaldo Diniz tem os méritos reconhecidos por conta da sua atividade política, por buscar a melhoria da qualidade de vida dos sergipanos.   “Apesar da curta passagem, deixou-nos um legado de coragem e ousadia, marcas registradas da inquieta personalidade”, revela.


Livro
O prefácio do livro foi produzido pelo jornalista, escritor e membro da Academia Sergipana de Letras, Luiz Eduardo Costa.  Para ele, a obra percorre o drama, a esperança, o entusiasmo, as farsas, a música e a poesia, que singularizaram a década brasileira dos anos cinquenta.


“Este livro é uma nova e fascinante incursão da escritora Josevanda Mendonça Franco pelo cenário sergipano. Seus méritos mais se evidenciam ao percorrer a nossa História, escolhendo, digamos assim, para inspirar a narrativa, um mote que tanto pode ser uma instituição como, no caso, a figura humana de um biografado. E, a partir dele, com visão multidisciplinar, o que requer não só pesquisa, mas principalmente cultura. Elaborou o inventário preciso da comédia humana, que, enfim é o próprio fulcro da História”, reconhece Luiz Eduardo Costa, ao elogiar o estilo textual da autora.


Além do resgate histórico do local, é feito um relato da rotina das unidades escolares demostrando sua importância no panorama arquitetônico de Aracaju.


Perfil da autora
A autora atualmente é secretária de Educação do munícipio de Nossa Senhora do Socorro e realiza atividades de curadoria de produção histórica no Museu da Gente Sergipana. A pesquisadora também integra a Academia Itabaianense de Letras. A educadora coordenou o Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH) da Secretaria de Educação do Esporte e da Cultura  no período de 2015 a 2018.


Josevanda Mendonça Franco é historiadora especialista em educação e direitos da criança e adolescente. Nascida em Itabaiana, iniciou a carreira profissional como professora de história e gestora escolar. Em 2012, esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju. Na Seduc também integrou o grupo de trabalho do Sistema de Aviso Legal por Exploração e Violência contra a Criança e Adolescente (Salve).


Publicações
Nas horas vagas Josevanda Mendonça Franco se dedica às leituras e pesquisas sobre os temas relacionados à educação, história, cultura popular e direitos da criança e adolescente. A escritora já lançou as seguintes obras: A Política de Sergipe: um estudo de caso (1983); José Figueiredo: vida e história de um sergipano de coragem (2014); Banese: 50 anos na vida dos sergipanos (2014); Atheneu “Pedro II”: memória e restauro (2016) e Itabaiana de Minha Infância, com outros autores (2017).


Serviços
O quê:
Lançamento do livro “Euvaldo Diniz: o arrojado”, da pesquisadora, professora e secretária de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco;
Quando: Na próxima segunda-feira, 29, às 18h;
Onde: No Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação