11 de abril de 2019
POR: Thiane Araujo
Fonte: AGS
Em: 10/04/2019 às 17h43

VIII Edição do Afoxé de Odé em Nossa Senhora do Socorro


VIII Edição do Afoxé de Odé em Nossa Senhora do Socorro (Imagem: Divulgação)

VIII Edição do Afoxé de Odé em Nossa Senhora do Socorro (Imagem: Divulgação)


No próximo dia 21 de abril, domingo, a partir das 14h, acontece a oitava edição do cortejo do Afoxé de Odé, em louvor ao Orixá Oxóssi, trazendo a magia dos tradicionais afoxés, também conhecidos como Candomblés de rua, que integram diferentes contextos da música ritual religiosa afrodescendente ao som dos atabaques e agogôs. Um evento cultural e religioso que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e todo o povo de santo, e já faz parte do calendário cultural oficial do município de Nossa Senhora do Socorro.


Este ano, o cortejo trás o tema FESTA DE IJEXÁ – UMA HOMENAGEM AOS 21 ANOS DE DEDICAÇÃO AO SAGRADO DA ÌYÁLORIXÁ SILVIA D´OXUM, que conta através do repertório e do corpo coreográfico, parte da trajetória religiosa desta sacerdotisa, filha de Oxum Opará e Oxóssi Ibualama, à frente do Abassá do Maria da Paz, dando seguimento com muito respeito, amor e firmeza à missão que os Orixás designaram.


A charanga prepara um repertório especial com pontos e cânticos que homenageiam as divindades africanas, sobretudo Oxóssi e Oxum, trabalhando variações e evoluções do ritmo. Os atabaques e os agogôs acompanhados dos xéqueres, são alguns dos instrumentos que dão “cor” à evolução dos ritmistas comandados pelo Maestro Dingo Bala.


Oxóssi é o Orixá da mata, dos animais, do alimento em fartura e da caça, sempre afortunando os que o buscam. Seu conhecimento e seu modo de vida na natureza o torna um perfeito guerreiro e sábio. Sua dança simula o gesto de atirar flechas para a direita e para a esquerda, o ritmo é "corrido", na qual ele imita o cavaleiro que persegue a caça, deslizando devagar, às vezes pula e gira sobre si mesmo. É uma das danças mais bonitas do Candomblé.


Nesta edição de 2019, o cortejo contará com as participações especiais da Banda Omo Oxum, do Afoxé Di Preto e da companhia de dança “Nova Era”. O evento recebe total apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, é sucesso e a expectativa do público em torno do evento já é grande. A concentração será no Shopping Prêmio, às 14h e seguirá até a antiga sede da Associação Revida, na avenida Coletora “C”, nº 646, Marcos Freire II.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação