15 de março de 2019
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 12/03/2019 às 18h15

NPD abre inscrições para oficina ministrada por cineastas nacionais


A partir desta terça-feira, 12, estão abertas as inscrições para a oficina “Laboratório de Imersão Criativa e Sensibilização Autoral para Cinema”, ministrada pelo diretor e roteirista, Bruno Ferreira Bezerra, mais conhecido como ‘Tião’, e a Nara Normande, que é uma referência da nova geração de cineastas do Brasil. Ambos são conhecidos por suas premiações em festivais renomados, a exemplo do Cannes.


NPD abre inscrições para oficina ministrada por cineastas nacionais (Imagem: Divulgação)

NPD abre inscrições para oficina ministrada por cineastas nacionais (Imagem: Divulgação)


O projeto é uma realização da Prefeitura de Aracaju, através do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). No total serão ofertadas 20 vagas para a oficina. Para se inscrever, basta acessar o link. 


Com 23h de duração, as aulas iniciam no sábado, 23, ao ar livre. Os alunos terão acesso aos tópicos: concepção e desenvolvimento de ideias originais; constituição de argumentos; noções de roteiro; incorporação pelo cinema de elementos de outras plataformas artísticas; busca pela visão própria do autor; acompanhamento e interlocução; apresentação de filmes e outras obras de referência; apresentação dos filmes dos ministrantes e debates. 


Tião
Tião é diretor e roteirista nascido em Recife. O seu filme "Muro" estreou na Quinzena dos Realizadores de 2008, no Festival de Cannes, recebendo o Prêmio Un Regard Neuf de melhor curta-metragem. O filme também foi apresentado nos festivais de  Clermont Ferrand, Vila do Conde, Oberhausen, Hamburgo, Tampere, Winterthur. Em 2014, dirigiu "Sem Coração" (co-autoria de Nara Normande), que teve estreia na Quinzena dos realizadores, sendo premiado com o Prêmio Illy de melhor curta-metragem. "Sem Coração" ainda recebeu os prêmios de melhor curta nos festivais de Havana, Zinebi-Bilbao, melhor curta de Ficção em Dresden, além de ser selecionado para os festivais de Vila do Conde, Rotterdam, New Directors/ New Films entre outros. "Animal Político", seu primeiro longa-metragem, estreou em 2016 no Festival Internacional de Rotterdam e foi selecionado para os festivais internacionais de Torino, Jeonju, Durban e Transilvânia, recebendo menção especial do juri no Festival International du Film Indépendent de Bordeaux. Atualmente, desenvolve o longa A Garça, ao lado de Nara Normande.


Nara
Nara Normande nasce em Guaxuma, Alagoas, e mais tarde se muda para Recife, onde vê emergir uma nova geração de cineastas. Em 2011, dirige seu primeiro filme, o curta-metragem em animação "Dia Estrelado", selecionado para festivais como Havana e nomeado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em 2014, ela co-realiza com Tião a ficção “Sem Coração”, premiado melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores de Cannes, como melhor curta em Havana, Dresden, Curta Cinema e Brasília.  Em 2018, seu novo filme, “Guaxuma”, um doc/fic animado em diferentes técnicas de areia, é selecionado para as competições do Festival de Toronto e Annecy, premiado como melhor curta no Festival de Ottawa, Hamptons, Gramado, além de melhor direção em Brasília. Guaxuma também está qualificado para concorrer ao Oscar de 2020.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação