FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 02 de fevereiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 29/10/2020 às 07:00
Pub.: 29 de outubro de 2020

Luto: o adeus e a ausência em tempos de pandemia

A pandemia imprimiu novos contornos no processo de luto e mudou a tradição do dia de Finados que será atípico, sem celebrações nos cemitérios e com muitos protocolos de biossegurança.

Luto: o adeus e a ausência em tempos de pandemia (Foto: Via Assessoria de Imprensa Unit)

Luto: o adeus e a ausência em tempos de pandemia (Foto: Via Assessoria de Imprensa Unit)

Em tempos de pandemia, com restrições às cerimônias de velório, a tradição de homenagear os que já partiram no Dia de Finados também será diferente este ano. Sem as habituais missas nos cemitérios no dia 02 de novembro, as celebrações estarão restritas às igrejas, com os mesmos cuidados que já vêm ocorrendo, atendendo os protocolos das autoridades de saúde do estado. Os cemitérios estarão abertos para visitação, mas também seguindo os cuidados de distanciamento social e uso obrigatório de máscara. 

Segundo especialistas junto com a pandemia, eclodiu o sentimento de perdas com as privações de liberdade, do convívio, da tranquilidade em respirar, dos abraços de familiares e amigos. Se a maneira de nos relacionarmos foi alterado, a forma de dizer adeus também mudou. Com isso, o processo de luto ganhou novos contornos.

“O transcurso do luto não é focal, não é localizado. Por isso que a gente chama de processo. O luto vai acontecendo com o tempo e pode ter fases. Os primeiros autores identificaram sendo a primeira delas a negação, depois a raiva, em seguida a negociação, em outro nível a depressão e, por fim, a aceitação. Entretanto, com o tempo os estudos apontaram que não há linearidade nas  fases”, explica a psicóloga Tatiana Vasconcelos, uma das coordenadoras do Gespon- Grupo de Estudos sobre Espontaneidade e Criatividade/Unit, e professora do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes.

Segundo a psicóloga existe um movimento que acontece no processo de enlutamento entre a elaboração, a ressignificação dessa perda e o ir em direção ao reinvestimento na própria vida.

“É a singularidade de cada um em relação ao processo, como cada um vai experimentar esse movimento. O cenário atual é completamente diferente do que vivíamos há oito meses quando tínhamos os processos de luto, dos rituais socioculturais compartilhados e que consideramos que são rituais protetivos em relação à questão do enlutamento.  Porque os abraços das pessoas queridas trazem conforto, a sensação de pertencimento, de acolhimento da dor, de espaço de escuta, de estar junto. E em razão do cenário de pandemia esses rituais não estão sendo possíveis. Isso tem sido um grande desafio para as pessoas que estão passando por um luto”, analisa.

Nessa linha de resgate é importante alimentar uma rede afetiva e ter isso como uma chave para o recomeço. “Não podemos perder olhar do se despedir e honrar quem se foi e acolher quem ficou. É um caminho de busca, não existe um protocolo para lidar com o luto. Mas quando o suporte da rede socioafetiva não alcança a compreensão da dor, a orientação é buscar ajuda profissional’’, conclui Tatiana Vasconcelos.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação