Aracaju (SE), 20 de setembro de 2020
POR: CRESS/SE
Fonte: CRESS/SE
Em: 10/08/2020 às 00h00
Pub.: 12 de agosto de 2020

Funcionários do CRESS/SE recebem treinamento sobre o uso correto dos EPI´s


Na manhã desta segunda-feira, 10, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) promoveu um treinamento aos seus funcionários sobre o “Uso Correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) – Prevenção da Covid-19”. A palestra foi realizada pela enfermeira especializada em Educação Profissional na Área da Saúde pela Fiocruz, Marta Goes, que apresentou algumas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a utilização correta dos EPI’s e explicou ainda sobre as formas de transmissão do Novo Coronavírus e como se prevenir.


]
Funcionários do CRESS/SE recebem treinamento sobre o uso correto dos EPI?s (Foto: CRESS/SE)

Funcionários do CRESS/SE recebem treinamento sobre o uso correto dos EPI?s (Foto: CRESS/SE)


De acordo com a enfermeira, o objetivo desse treinamento foi mostrar informações relevantes para prevenir e conter a disseminação da Covid-19. “A população brasileira, infelizmente, não tem educação sanitária, ou seja, educação em saúde. Estamos habituados a ir para médico apenas para tratar de doença e não para prevenção, isso é histórico no Brasil. E nesse momento de pandemia a gente tem que estar atento que essa prevenção que se faz para a Covid-19, também é prevenção para toda e qualquer doença infectocontagiosa que a contaminação é por via aérea, como por exemplo, os diversos tipos de gripe, tuberculose, hanseníase e tantas outras doenças. Então o trabalho que estamos fazendo hoje, movidos por essa pandemia, vai perpetuar e perdurar para outras doenças. Isso nada mais é do que educação, uma forma de prevenção, do meu cuidado que reflete no cuidado do outro, do meu vizinho, da minha família e assim sucessivamente”, afirmou Marta Goes.


Dentre os tipos de EPI’s explicados no treinamento estão a máscara cirúrgica, a máscara de proteção respiratória (N95), as luvas de procedimento, o protetor ocular ou protetor facial, o capote ou avental descartável e o gorro descartável. “Com relação às máscaras todas devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas ou sujas, e não podem ser compartilhadas. As máscaras cirúrgicas não podem ser reutilizadas, já a máscara N95 devem ser utilizadas para procedimentos de alto risco de contaminação e o tempo de uso e frequência de troca deve ser feita conforme recomendação do fabricante”, explicou a enfermeira.


Para a funcionária do setor de Tesouraria do Cress/SE, Alayne Michelle, a palestra foi muito esclarecedora e tirou várias dúvidas com relação à doença e as formas de transmissão e prevenção. “Nós vemos muitas informações sobre a doença, mas essas informações ainda são poucas e não mostram um conhecimento maior sobre o assunto. Essas dicas ajudam também o nosso dia a dia. Achei muito interessante uma orientação que ela falou sobre a hora do banho, que também pode haver contaminação caso não lave o rosto da forma correta. Também é muito interessante a orientação do uso das luvas, que não é necessário utilizar na rotina diária, apenas para procedimentos da área hospitalar e de saúde. Foi uma palestra de muito conhecimento, tanto para esse momento atual que estamos vivendo, quanto para o pós-pandemia”, disse a funcionária do Cress.


Segundo a presidente do CRESS/SE, Dora Rosa, esse é o segundo treinamento realizado aos funcionários. “Estamos realizando capacitações seguindo a carta-programa da atual gestão. É um objetivo dessa gestão investir da educação permanente dos funcionários do CRESS, tanto para eles terem uma maior proteção, como para a melhoria do atendimento, que foi o tema do primeiro treinamento. Nesse momento de pandemia, o Cress Sergipe não está funcionando de forma presencial, apenas remotamente, mas se torna essencial orientar nossos profissionais sobre as formas de prevenção”, destacou Dora, enfatizando que outros treinamentos irão acontecer.


Dicas de como se prevenir
Ao final do treinamento foram apresentadas algumas dica de prevenção:


– Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos;
– Ao tossir e espirrar cubra a boca e nariz;
– Evite tocar olhos, nariz e boa com as mãos não lavadas;
– Mantenha a distância mínima de 2m de qualquer pessoa;
– Evite abraços, beijos e apertos de mão;
– Higienize com frequência o celular e outros objetos pessoais
– Não compartilhe objetos de uso pessoal;
– Mantenha o ambiente limpo e bem ventilado;
– Evite circulação desnecessária nas ruas;
– Use máscara caseira sempre que precisar sair de casa.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação