Aracaju (SE), 06 de julho de 2020
POR: Kelly Monique Oliveira
Fonte: Rede Alese
Em: 24/06/2020 às 00h00
Pub.: 25 de junho de 2020

Novo decreto prorroga retomada do comércio para dia 29/6


Diante do aumento dos casos do novo coronavírus e de a rede de saúde, pública e privada, em Aracaju, está lotada,  o Governo de Sergipe adiou a retomada do comércio para a próxima segunda-feira, 29, condicionado à publicação dos protocolos sanitários individualizados por setor econômico pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).


Novo decreto prorroga retomada do comércio para dia 29/6 (Foto: Mário Sousa/ Governo de Sergipe)

Novo decreto prorroga retomada do comércio para dia 29/6 (Foto: Mário Sousa/ Governo de Sergipe)


De acordo com o gestor estadual, as decisões foram tomadas após reuniões com Comitê de Retomada Econômica (COGERE) e o Comitê Gestor de Emergência (CGE) que analisaram os números da pandemia e a situação epidemiológica do estado nos últimos dias.


“Ficou definido que a gente vai adiar por mais uma semana, a retomada da economia. A determinação que temos, hoje, é para que a polícia feche qualquer estabelecimento que esteja aberto sem a determinação. Porque nós falamos do anúncio do plano e não do início. Ficou mais do que claro que hoje que teríamos essa definição.  Desta maneira, a retomada se dará a partir da próxima semana, na segunda-feira, dia 29”, afirmou o governador Belivaldo Chagas.


Durante entrevista coletiva, o governador Belivaldo Chagas destacou a quantidade e o esforço do estado na abertura de leitos Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para a população e analisou a quantidade de pessoas que estão internadas no momento.


“A gente vai ter condições de atingir o total de 300 leitos. Estamos trabalhando no momento para que a gente consiga implantar mais 45 leitos restantes que estão previstos. No momento são 549 pessoas internadas em UTIs e leitos de enfermaria. Isso é preocupante porque em relação a leitos de UTI, estamos com o total de 216 pessoas, para aproximadamente 260 leitos, pública e privada”, analisou o chefe do Executivo estadual.


Grande Aracaju
Segundo o decreto governamental, os municípios da Barra dos Coqueiros, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão não estão autorizados a abrir salões de beleza, barbearia e estabelecimentos de higiene pessoal, templos e atividades religiosas. Nos demais municípios estão autorizados. Ainda conforme o Decreto, o COGERE deverá deliberar, na reunião do dia 30 de junho de 2020, sobre a autorização de funcionamento dessas atividades em Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Socorro.
 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação