Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2026
POR: Lucas Oliver
Fonte: Lucas Oliver
Em: 09/06/2020 às 15:00
Pub.: 09 de junho de 2020

Trabalho infantil deve ser combatido por toda a sociedade, diz advogada

É comemorado, nesta sexta-feira, 12, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e a advogada Tatiane Carmo, ressalta a importância da união de forças contra a exploração do trabalho infantil e a violação de direitos.

Instituída mundialmente, há 18 anos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, o 12 de junho foi estabelecido como ‘Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil’ pela Lei Federal 11.542/2007. Em Sergipe, a advogada Tatiane Carmo, que é militante dos Direitos Humanos e dos grupos vulnerais continua na luta pela defesa, proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

“Nos últimos anos, tenho estudado mais ainda sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade social. E, desse grupo, duas vertentes me chamam muita atenção que são as mulheres e crianças. E, esta data não pode passar despercebida, pois é preciso dizer não ao trabalho infantil. Afinal, a cada dia descobrimos que o número de crianças e adolescentes são vítimas do trabalho precoce”, relata a advogada Tatiane Carmo.

Segundo a pré-candidata Tatiane Carmo, o trabalho infantil no Brasil faz parte de uma realidade assustadora. “De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2016, havia 2,4 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 6% da população (40,1 milhões) nesta faixa etária. A maior concentração de trabalho infantil está na faixa etária entre 14 e 17 anos, somando 1,94 milhão. Já a faixa de cinco a nove anos registra 104 mil crianças exploradas pelo trabalho infantil”, acrescenta.

Para a advogada, os números são bem maiores e a boa notícia é que o Brasil assumiu internacionalmente o compromisso de erradicar o trabalho infantil até 2025. “Porém, se permanecer no atual ritmo de combate ao problema, ele não alcançará esta meta. "Por isso, reforço que para o combate do trabalho infantil deve começar a ser combatido por outras violações de direitos ligados a ele. Além de investir na educação e no combate às desigualdades”, pontua.

“A população brasileira ainda tem dificuldade em reconhecer a existência do trabalha infantil, apesar de encontrá-lo diariamente. O trabalho não é uma ferramenta de proteção para a criança. As crianças precisam brincar, estudar, ter condições básicas para viver. O trabalho precoce só as prejudica”, finaliza a pré-candidata a vereadora do município de Aquidabã pelo Cidadania.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação