Aracaju (SE), 08 de julho de 2020
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 28/05/2020 às 00h00
Pub.: 28 de maio de 2020

Governo de Sergipe entrega kits de higiene, limpeza e colchonetes para famílias afetadas pela chuva em Aracaju e Laranjeiras


Materiais foram entregues às secretarias municipais de Assistência Social, que distribuíram às famílias através dos CRAS.


Governo de Sergipe entrega kits de higiene, limpeza e colchonetes para famílias afetadas pela chuva em Aracaju e Laranjeiras (Foto: Governo de Sergipe)

Governo de Sergipe entrega kits de higiene, limpeza e colchonetes para famílias afetadas pela chuva em Aracaju e Laranjeiras (Foto: Governo de Sergipe)


Nesta terça-feira (26) e na última sexta (22), o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), realizou a entrega de 120 kits de limpeza para famílias dos municípios de Aracaju e Laranjeiras, que tiveram suas casas afetadas por inundações causadas pelas fortes chuvas da última semana. Contendo itens como luvas para limpeza, balde, vassoura, rodo, água sanitária, sabão em pó, sabão em barra, sabonete, papel higiênico, escova dental e outros, os kits foram entregues para as secretarias de Assistência Social dos municípios, que fazem a distribuição dos materiais para as famílias afetadas.


Foram entregues 60 kits para Laranjeiras e, através de parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, mais 60 kits para a capital. A distribuição dos kits para as famílias é realizada através dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS de cada localidade. "Diante deste acontecimento, nós atendemos à solicitação das secretarias municipais para prestarmos assistência às famílias vítimas das enchentes das últimas chuvas. Enquanto coordenadora estadual da política de assistência social, a SEIAS tem o papel de apoiar os municípios em situações de emergência ou calamidade", destacou a diretora de Assistência Social da SEIAS, Inácia Brito. 


Em Aracaju, a chuva aumentou o nível do rio Poxim-Mirim, que causou alagamento em casas localizadas no Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana. A secretária da Família e Assistência de Aracaju, Simone Passos, explica como o apoio está sendo realizado na capital. "Estamos com alojamentos de pessoas em situação de rua e a demanda cresceu. A Emsurb já fez a higienização geral das casas e o Estado vem ser parceiro na distribuição desses kits de limpeza, para que as pessoas possam fazer a higienização dos seus lares. O CRAS Madre Tereza de Calcutá está fazendo todo o acompanhamento dessas famílias, distribuindo cestas básicas e o que precisar. Não houve a necessidade de distribuição de colchonete, mas continuamos aqui para atender qualquer demanda", disse a secretária de Assistência de Aracaju.  


Já em Laranjeiras, o grande volume de chuva fez transbordar o Rio Cotinguiba, que permeia a cidade, causando a inundação de casas em seu entorno. Além dos kits de limpeza, a SEIAS entregou também colchonetes para as famílias. A secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lêda Lucia Couto, conta que o governador Belivaldo Chagas solicitou máxima atenção às possibilidades de auxílio às comunidades atingidas. “Preocupado com as enchentes, o governador ligou, solicitando que a SEIAS visse formas de apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade, considerando as necessidades especiais que a pandemia trouxe. A secretaria municipal de Assistência nos indicou a doação de material de higiene e limpeza como a forma mais útil de auxílio. Enviamos os kits juntamente com os colchonetes”, disse Lêda.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação