Aracaju (SE), 26 de janeiro de 2026
POR: Prefeitura de Aracaju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 27/05/2020 às 18:09
Pub.: 27 de maio de 2020

Secretaria da Saúde de Aracaju explica prioridade do Hospital de Campanha

A Prefeitura de Aracaju vem executando ações de enfrentamento à covid-19 baseadas nas orientações de órgãos como o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Exemplo disso é a montagem do Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, que atende aos critérios definidos pelo MS.

Secretaria da Saúde de Aracaju explica prioridade do Hospital de Campanha (Foto: Prefeitura de Aracaju)

Secretaria da Saúde de Aracaju explica prioridade do Hospital de Campanha (Foto: Prefeitura de Aracaju)

De acordo com o Ministério, essas unidades provisórias devem ser montadas para atender a pacientes com sintomas respiratórios de baixa e média complexidade, funcionando como retaguarda clínica para unidades hospitalares permanentes que possuam Unidade de Terapia Intensiva (UTI), casos que, na pactuação com o Estado, ficaram sob a responsabilidade do município. 

“Todo o processo, desde a concepção ao funcionamento, seguiu as orientações dos órgãos responsáveis, cujo entendimento é de que essas unidades temporárias sirvam de retaguarda e recebam casos de baixa e média complexidade. O Estado ficou responsável pelos leitos de UTI, enquanto o município recebe os casos de baixa e média complexidade. E nós estamos sempre em diálogo para desburocratizar e melhorar esse fluxo”, destaca a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. 

Em relação às críticas à unidade provisória, Waneska ressalta que são completamente infundadas e que demonstram total falta conhecimento. “Nós estamos fazendo exatamente o que ficamos responsáveis por fazer, que é atender a esses casos, enquanto o Estado atende aos de alta complexidade. O hospital de campanha de Aracaju foi planejado pela Prefeitura para fazer exatamente o que precisar ser feito: atender a maior demanda e encaminhar os pacientes mais graves para atendimentos em unidades de terapia intensiva”, reforça a secretária. 

O próprio MS, por exemplo, orienta que haja um percentual de leitos com respiradores a depender da capacidade da unidade, para casos em que esses pacientes tenham o caso agravado. Seguindo a determinação, o Hospital de Campanha de Aracaju disponibiliza 12 leitos com respiradores, percentual maior do que o Ministério da Saúde recomenda. “O município, inclusive, está fazendo a compra de mais cinco respiradores para ampliar essa capacidade de retaguarda e de assistência a esses casos”, ressalta Waneska.

Para além das orientações, o próprio contexto apresentando pela covid-19 baseou a tomada de decisões. “Analisando o quadro da doença desde o início, percebemos que 80% dos casos têm sintomas que demandam exatamente leitos de baixa a média complexidade, enquanto apenas 5% dos casos requerem UTI. Então, o planejamento foi que nós disponibilizássemos mais leitos para acolher esses pacientes”, explica Waneska. 

Além disso, a capital reúne um número significativo de pessoas dependentes do SUS, com baixa renda, em vulnerabilidade social e comorbidades pré-existentes. “Isso significa que, caso fossem contaminadas, essas pessoas precisariam de internação e sobrecarregariam os hospitais municipais, que são de pequeno porte”, esclarece Waneska.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação