FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Prefeitura de Aracaju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 26/05/2020 às 19:32
Pub.: 27 de maio de 2020

Com leitos de retaguarda, Hospital de Campanha de Aracaju segue orientações do Ministério da Saúde

Em funcionamento há uma semana, o Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, montado pela Prefeitura de Aracaju no Estádio João Hora de Oliveira, já recebeu 18 pacientes, entre casos suspeitos e confirmados de covid-19, todos de baixa e média complexidade, público-alvo dessas unidades.

Com leitos de retaguarda, Hospital de Campanha de Aracaju segue orientações do Ministério da Saúde (Foto: Prefeitura de Aracaju)

Com leitos de retaguarda, Hospital de Campanha de Aracaju segue orientações do Ministério da Saúde (Foto: Prefeitura de Aracaju)

“O Hospital de Campanha foi projetado para atender a demanda de casos de média e baixa complexidade. Isso porque os leitos de enfermaria são de responsabilidade de gestões municipais, enquanto os leitos de UTI estão sob a gestão do Estado”, esclarece a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Nesta terça-feira, 26, o Ministério da Saúde reforçou as orientações relacionadas à manutenção dos hospitais de campanha montados para tratamento da covid-19 e o entendimento de que essas unidades devem atender a pacientes com quadro clínico de baixa e média complexidade, como retaguarda para unidades permanentes que possuam Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Isso significa que os casos mais graves, de alta complexidade, devem ser encaminhados a hospitais que disponibilizem especialistas e equipamentos de UTI, que, em Sergipe, estão sob a responsabilidade e a gestão do Estado. Por isso, no último fim de semana, alguns pacientes chegaram a aguardar em ambulâncias em frente ao Hospital Municipal Fernando Franco enquanto esperavam a regulação da Secretaria de Estado de Saúde.

Waneska ressalta, porém, que, mesmo não disponibilizando diretamente os leitos de terapia intensiva, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Hospital Universitário, conseguiu habilitar 14 leitos de UTI. “Mas em respeito às deliberações estaduais, que definem que a responsabilidade pela alta complexidade é de competência estadual, o município cedeu a gestão e a regulação desses 14 leitos ao Estado”, ressalta Waneska.

Para além disso, entre os leitos disponíveis na unidade de campanha, há os de estabilização, que contam com respiradores e servem para dar suporte aos pacientes já internados que sofrerem agravamento do quadro clínico. A estabilização desses pacientes é essencial enquanto o município aguarda a disponibilidade dos leitos de UTI. “No Hospital de Campanha, temos oito respiradores que darão esse suporte até que a regulação estadual disponibilize um leito de UTI. A solicitação para a transferência dos pacientes que apresentam piora do quadro clínico é feita de forma imediata à ocupação dos leitos de estabilização, justamente para darmos celeridade aos atendimentos”, esclarece.

Leitos
Com o Hospital de Campanha, Aracaju já dispõe de 130 leitos ativos em seis equipamentos de saúde na capital: 20 leitos contratados no Hospital São José; 13 leitos no Hospital Nestor Piva; sete no Hospital Fernando Franco e cinco no Hospital Universitário e 15 leitos pediátricos no Hospital Santa Isabel. Outros 82 leitos no Hospital de Campanha serão abertos de acordo com a contratação de mais profissionais para a formação de novas equipes de atendimento.

Waneska garante que a Secretaria Municipal tem trabalhado constantemente, com base em estudos e dados técnicos que avaliam a capacidade da rede de urgência e emergência e a necessidade de leitos, para continuar fazendo as adequações na rede municipal.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação