Aracaju (SE), 30 de novembro de 2020
POR: Seit/ Governo de Sergipe
Fonte: Seit/ Governo de Sergipe
Em: 21/05/2020 às 13h58
Pub.: 21 de maio de 2020

Governo de Sergipe distribui cerca de 20 mil máscaras para trabalhadores da Assistência Social dos 75 municípios


Para cada um dos quase 5 mil trabalhadores do SUAS estão sendo entregues 4 máscaras, fruto de parceria entre SEIAS, VGE, Codise, Grupo Banese e Instituto Banese.


Governo de Sergipe distribui cerca de 20 mil máscaras para trabalhadores da Assistência Social dos 75 municípios (Foto: Seit/ Governo de Sergipe)

Governo de Sergipe distribui cerca de 20 mil máscaras para trabalhadores da Assistência Social dos 75 municípios (Foto: Seit/ Governo de Sergipe)


“Cuidando de Quem Cuida”, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) está entregando, ao longo desta semana, 19.831 máscaras de tecido de proteção respiratória aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS que atuam nos 75 municípios sergipanos. CRAS, CREAS e unidades de acolhimento permanecem abertos, funcionando em horários especiais e em sistema de rodízio, conforme as definições de cada gestão municipal. A ideia é que as pessoas que precisam se deslocar para os equipamentos socioassistenciais, onde prestam serviços essenciais à população, saiam de casa protegidas.


A distribuição é fruto de parceria entre a vice-governadoria do Estado – VGE e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (CODISE), com recursos do Grupo Banese e o apoio do Instituto Banese. As máscaras foram confeccionadas por costureiras do município de Tobias Barreto, no Complexo Industrial Gov. Marcelo Déda, a partir da articulação da vice-governadora Eliane Aquino. Consequência da mesma parceria, a SEIAS também entregou, no início de maio, 5 mil máscaras à população socialmente vulnerável que frequenta o Restaurante Popular Padre Pedro, em Aracaju.


Os municípios estão recebendo recursos do governo Federal para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para suas equipes. As máscaras entregues pela SEIAS vêm a contribuir para a proteção dos 4.995 trabalhadores e trabalhadoras do SUAS no deslocamento até os equipamentos, e com a obediência ao decreto do governo Estadual que torna obrigatório o uso de máscaras por todos os cidadãos, como destaca a diretora da Assistência Social da SEIAS, Inácia Brito. “É uma ação importante de cuidado com os trabalhadores, que continuam saindo de casa para prestar serviço à população mais vulnerável nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e nas unidades de acolhimento neste período tão difícil pelo qual estamos passando. A cada trabalhador do SUAS estão sendo destinadas quatro máscaras”, explicou Inácia.


A secretária municipal de Assistência Social de Japoatã, Vera Maria da Anunciação, compareceu à sede da SEIAS na terça-feira (19) para buscar 124 máscaras para os 31 trabalhadores do SUAS que atuam no município. “É muito importante que o Estado se preocupe com essa ação, porque precisamos estar com nossos trabalhadores e usuários protegidos”, considerou Vera. Já o representante do município de Pedra Mole, Rogério da Silva Conceição, ressaltou a necessidade do uso de máscaras por toda a população, enquanto medida de prevenção à Covid-19 tornada obrigatória pelo decreto 40.588/2020 do Governo de Sergipe. “Essas doações são muito importantes. As pessoas do município estão obedecendo todas as recomendações”, disse Rogério.


Na perspectiva da secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto, toda a ação originada da parceria entre Estado e municípios tem mais força e torna a política socioassistencial mais efetiva. “Estamos de mãos dadas com os gestores municipais da Assistência Social e, por consequência, com todos os trabalhadores aguerridos do Sistema Único de Assistência Social, que estão sendo ainda mais importantes para a população neste momento de pandemia. Somente um trabalho integrado, que reforce o pacto federativo e as atribuições de cada ente, é capaz de alcançar a população mais vulnerável, razão de ser dos nossos serviços. Estamos felizes em concretizar esta ação e agradecemos à VGE, ao Banese e a todos os parceiros por viabilizá-la conosco”, concluiu a secretária Lêda Lúcia.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação